Para jovens idosos: festas 30+ ganham espaço no Rio e em São Paulo
Ir para a balada às 23h, ficar em pé a madrugada toda e ir embora ao amanhecer já não está nos planos de muita gente, principalmente de quem já ultrapassou os 30 ou 40 anos. Não é à toa que festas voltadas ao público 30+ têm ganhado espaço no Rio e em São Paulo.
O público "mais maduro" quer conforto e fugir de perrengues —se tiver lugar para sentar, é ainda melhor. Esse é o público que lota festas, como Jovens Idosos, Modinha e Bailinho, no Rio de Janeiro, e Clube dos 30 e Bailindie, em São Paulo. Muitas delas têm ingressos esgotados dias ou semanas antes da data.
Relacionadas
Baladinha para Jovens Idosos
A Baladinha para Jovens Idosos já diz tudo: é destinada aos jovens de 30 com coluna de 60. Ela nasceu em agosto de 2023 quando o produtor Rodrigo Ribeiro percebeu o comportamento do público que preferia coisas mais light e que não virassem a noite. "A cada edição são muitos elogios ao formato acompanhados de muitos agradecimentos por termos olhado pra esse nicho", diz o criador para Splash
A próxima edição da festa acontece na quadra de samba da Unidos da Tijuca, no dia 17 (um domingo), e foi apelidada de Tardezinha por começar às 15h. Tem muito samba, pagode, lugar para sentar, área kids, praça de alimentação e uma área open bar. "Os diferenciais fazem o público querer viver a experiência: temos uma cadeira de massagem no meio do evento e distribuímos revistas caça-palavras em parceria com a Coquetel".
Ele conta que organizar para um público mais maduro dá menos problemas, mas exige muito mais atenção aos detalhes. "O público 30+ quer comodidade, conforto, ser bem recebido, bem cuidado. O valor vem antes do preço e a gente tem conseguido entregar isso pra galera".
Modinha
Na década passada já havia gente que pensava no público 30+ e criou festas como a pioneira Modinha. É o caso dos DJs João Rodrigo e Chu. "Percebemos uma oportunidade quando queríamos sair para nos divertir e nada parecia realmente atrativo. Então, decidimos criar algo que falasse com um público até então esquecido: aqueles com mais de 35 anos. No começo, tudo parecia uma brincadeira divertida, quase folclórica e ousada. Mas, com o tempo, percebemos que havia muita gente pensando como a gente, e foi aí que o verdadeiro boom aconteceu e nasceu a Rio35+ [empresa que ainda organiza outras festas, como Pa90de e Salve Simpatia]", diz o DJ Chu.
A Modinha surgiu em 2010, mas interrompeu sua programação sete anos depois, até voltar em 2022 para a felicidade dos fãs —que ficaram mais exigentes, acreditam os produtores. "O conforto e diversão são prioridades. A festa oferece um ambiente climatizado, área de jogos como fliperama, espaço beleza, área gourmet, lounges de resenhas e, claro, sem filas para o bar e para os banheiros, que estão sempre limpos e bem cuidados. Tudo isso com o melhor da música", afirma João Rodrigo.
A próxima edição acontece neste sábado (9), a partir das 17h, com três pistas diferentes. Uma delas é voltada para o rock, com bandas que fazem cover de Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam e Bon Jovi. Outra é destinada para brasilidade, axé e brasilidades dos anos 1990. Já a última, chamada de Pista Modinha, com muito funk, os DJs residentes e até hora da lambaeróbica.
Em SP
Ao mesmo tempo, em São Paulo, acontece a festa Clube dos 30. Com edições marcadas para o edifício Martinelli, imponente construção que permite ótima visão do centro da cidade, a festa esgota os ingressos em poucas horas. Festa promete "uma volta no tempo para os anos 1980, 1990 e 2000".
Cidade diversa, São Paulo também é a cidade onde acontece a Bailindie. Iniciativa dos DJs DinaMesmo e Plinio Cesar Batista, a festa quer "reviver e atualizar a noite alternativa de São Paulo, dos anos 1990 ao momento presente". Próxima edição acontece na semana que vem.
Se liga nas datas
No Rio de Janeiro
- Modinha, neste sábado (9), no Golfe Club Itanhangá. Ingressos esgotados.
- Baladinha para Jovens Idosos acontece na próxima semana, no domingo (17). Ingressos à venda.
- A próxima edição da Festa Bailinho acontece em 29 de dezembro, com temática de réveillon, no Morro da Urca. Ingressos à venda.
Em São Paulo
- Clube dos 30 acontece neste sábado (9) e em dezembro, no primeiro sábado (7), no Edifício Martinelli. Ingressos esgotados.
- A próxima edição da Bailindie acontece na próxima semana, no domingo (16),