Arranha-céu 'fininho' em Dubai terá largura de só um apê e altura de 380 m
Um arranha-céu finíssimo, com a largura de apenas um apartamento, deve cortar os céus de Dubai a partir de dezembro de 2028, anunciou a construtora Muraba, dos Emirados Árabes Unidos.
O projeto, que é uma parceria com o premiado escritório catalão RCR Arquitectes, vencedor do Pritzker Prize (tido como o Oscar da arquitetura) em 2017, terá cerca de 380 metros de altura, mas apenas 22,5 metros transversalmente.
Serão 131 apartamentos de um a cinco dormitórios distribuídos pela torre "magrinha" de 73 andares que foi batizada de Muraba Veil, informou a Muraba à CNN.
O nome é uma referência ao seu design em camadas ou véus, recobrindo a obra com uma malha de aço inoxidável personalizada, porosa e responsiva — que refletirá os diferentes tons do céu.
As áreas comuns ainda oferecerão "uma curadoria variada de amenidades de lazer", entre elas um spa, piscina, restaurante, galeria de arte, quadra de padel e cinema particular.
O edifício será erguido junto a um canal próximo da estrada Sheikh Zayed, principal via de Dubai. Com esta combinação de localização privilegiada, luxo e design único, quem quiser viver por lá terá de desembolsar altos valores: o apartamento mais barato sairá por 18 milhões de dirhams ou R$ 28,7 milhões.
Cada unidade deve ocupar a largura completa do prédio e terá interiores similares a casas árabes tradicionais, com um pátio central interno com área verde.
Apesar de seu estilo e proporções ambiciosos, o Muraba Veil está longe de ser o mais maximalista dos projetos de Dubai: o emirado abriga o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 828 metros de altura, e até 2028 terá também o segundo: Burj Azizi, de pouco mais de 725 metros.
Apesar disso, o Muraba Veil não deverá superar o fininho 111 West 57th Street de Nova York, que tem apenas 18,3 metros de largura e 435 metros de altura. Veja abaixo: