Topo
Entretenimento

Ópera urbana com 'símbolos satânicos' causa revolta em católicos na França

Lilith, máquina personagem da ópera urbana "Le Gardien du Temple" - Instagram/@legardiendutempletoulouse
Lilith, máquina personagem da ópera urbana "Le Gardien du Temple" Imagem: Instagram/@legardiendutempletoulouse
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/10/2024 10h20

Um espetáculo que se prepara para acontecer no Halle de La Machine, em Toulouse, na França, causou polêmica entre católicos da cidade.

O que aconteceu

A Ópera Urbana "Le Gardien du Temple - La Porte des Ténèbres" (O Guardião do Templo - A Porta da Escuridão, em tradução livre) chamou atenção pela máquina que representa Lilith. A obra, que se move graças a 18 técnicos equipados com exoesqueletos, é meio mulher, meio escorpião, com pernas de aranha e chifres na cabeça. As informações são do La Croix Internacional.

Lilith vai desfilar nas ruas de Toulouse ao lado de outras criações de François Delarozière, como "Ariane, a aranha" e "Asterion, o minotauro". No espetáculo, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, ela vai tentar tomar a "alma dos condenados" para o exército de Hades, deus do mundo inferior e dos mortos na mitologia grega.

A igreja católica local chegou a emitir "avisos", mostrando-se preocupada com os símbolos "satânicos" do desfile. O arcebispo de Toulouse, Guy de Kerimel, anunciou que consagraria "a cidade e a diocese ao Sagrado Coração de Jesus" na missa.

Delarozière se mostrou surpreso com a reação da igreja. "Acredito que estamos testemunhando a volta de uma forma de puritanismo. Eu não tenho intenções de expressar pontos de vista satânicos", disse o autor, que alegou ter se inspirado em "mitologia e símbolos populares para contar uma história para famílias".

Entretenimento