Topo
Entretenimento

Liam Payne ficou cem dias em reabilitação: 'Medo do que encontraria'

do UOL

De Splash, em São Paulo

17/10/2024 13h33

Liam Payne, ex-One Direction, morreu aos 31 anos após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, Argentina. O cantor enfrentou o vício em drogas e bebidas, e em 2023, passou por um processo de reabilitação. Ele se internou em um centro de tratamento na Louisiana, nos Estados Unidos, onde permaneceu por cem dias.

Como foi a reabilitação

Liam Payne anunciou publicamente, em 2023, ter passado cem dias em um centro de tratamento. À época, ele disse ser um passo importante em sua vida, pois queria superar o vício em álcool para, assim, melhorar o seu relacionamento com o filho Bear.

Em vídeo postado no YouTube, intitulado "I'm Back" ("voltei", em português), o cantor explicou ter percebido o dano que seu comportamento nocivo causava aos seus relacionamentos e carreira com seu comportamento nocivo. "Tive que me afastar do mundo e de tudo que conhecia. [...] Me tornei uma pessoa que não reconhecia mais", ele disse no vídeo.

Durante a reabilitação, o britânico não usou o celular, com a intenção de cortar todo o contato com o mundo exterior. Segundo contou, a desconexão do mundo digital o auxiliou a concentrar na recuperação, mas admitiu que o mais difícil foi ligar novamente o aparelho e enfrentar a vida pública. "Eu estava com medo do que encontraria quando voltasse", disse.

Dependência de álcool e outras drogas

O cantor falou pela primeira vez sobre sua dependência de álcool e outras drogas em 2021.

Os problemas começaram durante as turnês do One Direction. A boyband era um fenômeno tão grande que os integrantes eram proibidos de sair dos quartos de hotel: "A melhor forma de nos manter seguros, era nos trancar nos quartos de hotel. E, claro, o que tinha no quarto? Um frigobar", disse no podcast Diary of a CEO em 2021.

Em determinado momento, eu só pensei: bom, vou fazer uma festa sozinho. E isso continuou por muitos anos da minha vida. Liam Payne

Ele dizia que fazer parte da banda durante a adolescência teve consequências. "Na adolescência, o que você mais precisa é liberdade para fazer suas escolhas. De fora, parecia que podíamos fazer tudo o que quiséssemos, mas à noite estávamos sempre trancados no quarto. Era assim: carro, hotel, palco, cantar, trancados novamente".

Liam afirmava que era bom em esconder os problemas. "Eu me preocupava com o que seria o meu fundo do poço. De fora, ninguém veria. Sou muito bom em esconder", disse na entrevista.

Os outros integrantes da boyband o ajudaram. "Outro dia, tive uma conversa ótima com o Harry [Styles]. Ele perguntou como estou. Algumas pessoas parecem ter um sexto sentido, elas sabem quando você está passando por alguma coisa", afirmou na entrevista em 2021.

Após a morte de Liam, uma fonte próxima disse que os problemas eram ainda maiores. "Liam vivia em ciclos de comportamento destrutivo. Ele falou abertamente sobre suas dificuldades, mas tentou atenuá-las. Os demônios dele eram muito piores do que ele mostrava", disse o informante ao site PageSix.

Entretenimento