Topo
Entretenimento

Ativistas climáticas são presas por jogar sopa no quadro "Girassóis" de Van Gogh

27/09/2024 10h26

LONDRES (Reuters) - Duas ativistas climáticas do Just Stop Oil que jogaram sopa na pintura "Girassóis", de Vincent van Gogh, na National Gallery de Londres, foram presas na sexta-feira por danos criminais.

Phoebe Plummer, de 23 anos, e Anna Holland, de 22, atiraram latas de sopa de tomate Heinz na obra de arte em outubro de 2022, antes de se colarem na parede abaixo da pintura.

A sopa causou danos de até 10.000 libras (13.385 de dólares) à moldura, disseram os promotores, embora a pintura - que estava atrás de uma tela de proteção - não tenha sido danificada e tenha voltado a ser exibida no mesmo dia.

As duas se declararam inocentes, mas foram condenadas após um julgamento na Southwark Crown Court de Londres, onde Plummer foi sentenciada a dois anos de prisão pela acusação de dano criminal. Holland foi condenada a 20 meses de prisão.

O juiz Christopher Hehir disse que Plummer e Holland "chegaram ao ponto de danificar irreparavelmente ou até mesmo destruir" a pintura, que ele afirmou ser "provavelmente de valor inestimável em um sentido literal".

(Reportagem de Sam Tobin)

Entretenimento