Topo
Entretenimento

Morte, lágrimas! 5 true crimes brasileiros que prometem desvendar mistérios

do UOL

De Splash, em São Paulo

21/09/2024 12h00

Os filmes e série de true crimes estão cada vez mais caindo no gosto dos brasileiros. Afinal, existem diversas histórias que chocaram o país e estão sem solução que estão sendo retratadas no streaming com relatos inéditos.

Os documentários emblemáticos sobre a morte de Eliza Samudio e o caso do Maníaco do Parque, por exemplo, são os lançamentos mais aguardados do momento e prometem esclarecer dúvidas que nem mesmo a polícia soube explicar na época dos crimes.

Splash listou cinco true crimes brasileiros para você ficar ligado para maratonar com a família e amigos. Confira:

"A vítima invisível: O caso Eliza Samudio"

Data de lançamento: 26 de setembro
Status do projeto: Finalizado
Streaming: Netflix
Sinopse: Em 2010, o desaparecimento da modelo Eliza Samudio e de seu filho de quatro meses ganhou destaque no Brasil e ao redor do mundo. O principal suspeito era o pai da criança, Bruno, goleiro e capitão do Flamengo, um ídolo para a maior torcida do país. Oito pessoas foram condenadas pelo sequestro e assassinato de Eliza, mas, até hoje, seu corpo não foi encontrado, deixando um emaranhado de mistérios e contradições.

A narrativa sob a perspectiva da vítima, Eliza Samudio, nunca foi compartilhada. Esta investigação segue pistas intrigantes, envolvendo ainda mais o público e desvendando as circunstâncias sombrias que cercam a morte de Eliza.

"Maníaco do Parque"

Data de lançamento: 18 de outubro
Status do projeto: Finalizado
Streaming: Prime vídeo
Sinopse: A história do assassino e os detalhes da sua psicopatia são revelados por Elena (Giovanna Grigio), uma repórter iniciante que usa das investigações dos crimes cometidos pelo motoboy Francisco (Silvero Pereira).

Ela mergulha de cabeça na grande chance da sua carreira profissional e, de quebra, ajuda a parar os ataques contra as mulheres na cidade de São Paulo.

"Volta, Priscila"

Data de lançamento: 25 de setembro
Status do projeto: Finalizado
Streaming: Disney+
Sinopse: Em 2004, o Brasil parou para acompanhar o drama da família do famoso lutador Vitor Belfort que, acostumada com as glórias no octógono, é abalada pelo desaparecimento de Priscila, irmã do atleta.

Entre teorias e pistas falsas, as buscas por ela são intermináveis, cheias de caminhos tortuosos, personagens sombrios e mais dúvidas que respostas, numa trama envolvendo polícia, tráfico e a grande mídia. Porém, 20 anos depois, a real personalidade de Priscila pode ser a chave que colocará um ponto final nessa misteriosa história.

"Praia dos Ossos"

Data de lançamento: primeiro semestre de 2025
Status do projeto: em gravações
Streaming: HBO
Sinopse: A série baseada no podcast "Praia dos Ossos" vai narrar a história real de Ângela Diniz. A minissérie biográfica contará a trajetória de vida de Ângela (Marjorie Estiano) e mergulhará no caso de seu trágico assassinato, nos anos 70. Ela foi morta a tiros por seu ex-marido Doca Street (Emilio Dantas), que não aceitou a separação.

O julgamento inocentou Street sob a "tese da legítima defesa da honra". Muito além do veredito, a produção busca retratar quem realmente era Ângela Diniz, uma mulher que ousou viver nos próprios termos e lutava por sua liberdade.

Marjorie Estiano interpretará Ângela Diniz em Praia dos Ossos - Divulgação - Divulgação
Marjorie Estiano interpretará Ângela Diniz em Praia dos Ossos
Imagem: Divulgação

"Tremembé"

Data de lançamento: primeiro semestre de 2025
Status do projeto: em gravações
Streaming: Prime Video
Sinopse: A série contará histórias que se passam em Tremembé envolvendo Christian Cravinhos, condenado pelo assassinato dos pais de von Richthofen, e Roger Abdelmassih, o médico condenado pelo estupro de dezenas de pacientes em sua clínica de fertilização.

A produção tem como inspiração os livros de true crime "Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido" e "Suzane: assassina e manipuladora", escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que também assina o roteiro com Vera Egito, Juliana Rosenthal, ThaysBerbe e Maria Isabel Iorio. Vera Egito também está confirmada como diretora e showrunner do projeto.

História de Suzane von Richthofen inspirou true crime de Tremembé - Reprodução - Reprodução
História de Suzane von Richthofen inspirou true crime de Tremembé
Imagem: Reprodução

Entretenimento