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Aula antiassédio e coordenação de intimidade: os bastidores de um reality

Participantes do "Ilha da Tentação", novo reality do Prime Video que estreia em 20 de setembro - Divulgação/Vitor Reis
Participantes do "Ilha da Tentação", novo reality do Prime Video que estreia em 20 de setembro Imagem: Divulgação/Vitor Reis
do UOL

De Splash, em São Paulo

18/09/2024 05h30Atualizada em 18/09/2024 15h24

Embora muita gente sonhe participar de um reality show, não dá para negar que tamanha exposição pode trazer alguns ônus. Pensando nisso, a emissora ou produtora responsável costuma seguir uma série de medidas para escolher os participantes mais preparados e para deixá-los ainda mais prontos para enfrentar o confinamento e o pós-programa.

É possível garantir o bem-estar dos participantes?

O Prime Video adota algumas medidas para garantir que os integrantes estejam aptos a participar de um reality show. Esse cuidado começa na seleção, continua durante a produção do programa e permanece até o lançamento do reality.

O primeiro desafio da produção é escolher os participantes. O processo de triagem inclui questionários de adequação e reuniões individuais com psicólogos. Além disso, os candidatos também passam por avaliações psicológicas e médicas, como conta Glauco Sabino, gerente criativo do Amazon MGM Studios no Brasil, em entrevista a Splash.

Isso nos ajuda a identificar qualquer vulnerabilidade ou condição pré-existente que possa ser exacerbada durante as gravações, garantindo que escolhemos apenas participantes preparados para a experiência. Glauco Sabino

A produção e os participantes passam por treinamentos obrigatórios sobre letramento LGBTQIAPN+, práticas antiassédio, igualdade de gênero e inclusão para pessoas com deficiência. Tudo isso antes do início das filmagens.

Já nas gravações, o set conta com uma coordenadora de intimidade. "O suporte aos participantes é contínuo e inclui médicos, psicólogos e um coordenador de intimidade, um papel adaptado de produções de ficção para monitorar a filmagem de cenas de intimidade. Também monitoramos sinais de estresse e bem-estar físico e emocional, com profissionais de saúde mental e socorristas disponíveis no set 24 horas por dia".

O pós-reality

A produção também orienta os participantes a lidar com a fama. "Eles recebem treinamento especializado em relações-públicas e redes sociais sobre como lidar com essa interação com o público. Um psicólogo também está disponível, se necessário, mesmo após a estreia".

O acompanhamento continua mesmo após o lançamento do episódio final. "Oferecemos suporte das nossas equipes de redes sociais, comunicação, psicólogos e produtores, e realizamos chamadas de 'check-in' em momentos estratégicos, como no dia após a estreia, no meio da temporada e após o final, para garantir que os participantes estejam se sentindo bem e seguros".

Sabino avalia que esses cuidados são essenciais e que é possível criar conteúdo de qualidade sem comprometer o bem-estar dos envolvidos. "Nosso compromisso com a saúde física e mental deles visa proporcionar uma experiência positiva durante e após o programa".

O equilíbrio vem de contar histórias reais de forma autêntica, sem recorrer a táticas prejudiciais. Glauco Sabino

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