Topo
Entretenimento

Veigh, Ludmilla, Travis Scott e o que mais vai ter no 1º dia de Rock in Rio

Veigh, Ludmilla e Travis Scott são atrações do 1º dia de Rock in Rio 2024, nesta sexta (13) - Divulgação
Veigh, Ludmilla e Travis Scott são atrações do 1º dia de Rock in Rio 2024, nesta sexta (13) Imagem: Divulgação
do UOL

Colaboração para Toca, no Rio

13/09/2024 05h30

Tá tudo dominado! Funk, rap e trap conquistaram de vez espaço no mainstream nacional, e o primeiro dia do Rock in Rio 2024, nesta sexta (13), é a prova disso. Os dois palcos principais, Mundo e Sunset, estão fechados com atrações dessas três vertentes da música negra.

Quem se apresenta

No palco Sunset, o festival aposta em artistas 100% nacionais. Neste ano, palco terá o mesmo tamanho do seu irmão, Mundo. Portanto, ambos vão dividir o protagonismo no festival.

Encerrando a noite do Sunset neste dia de estreia, MC Cabelinho leva para a Cidade do Rock a realidade das favelas cariocas. Ao lado do funkeiro, o Coral das Favelas vai reunir jovens de diversas comunidades do Rio que vão ter a oportunidade de se apresentarem em um festival do tamanho do Rock in Rio.

Antes desse encontro, Orochi com Chefin e convidados tomam o espaço. Orochi tem tido destaque do rap nacional: em 2020 lançou o seu primeiro álbum, "Celebridade", e em apenas quatro anos já se tornou referência no estilo, com sucessos como "Amor de Fim de Noite", "Mitsubishi" e "Vida Rasa".

rir - Marcos Nagelstein/ Agência Preview - Marcos Nagelstein/ Agência Preview
MC Cabelinho se apresenta no Rock in Rio 2024 com o Coral das Favelas
Imagem: Marcos Nagelstein/ Agência Preview

Orochi é acompanhado por Chefin, aquele mesmo que foi escolhido para fazer o remix da música "2step", de Ed Sheeran. O rapper venceu o prêmio MTV Millennial Awards 2022, na categoria "Trap na Cena".

No mesmo dia, Veigh e Kayblack levam seu trap ao Rock in Rio. Thiago Veigh foi o artista escolhido pelo programa radar do Spotify Brasil, em julho de 2022, para gravar um single exclusivo em Londres, além de vencer o prêmio Rap Nacional como revelação no mesmo ano.

rir - Cesar Lopes/ Agência Preview - Cesar Lopes/ Agência Preview
Veigh vai dividir o palco com Kayblack no Rock in Rio 2024
Imagem: Cesar Lopes/ Agência Preview

Ao lado Veigh estará Kayblack, que se tornou, com o EP "Contradições", o segundo artista mais ouvido do país em menos de 48 horas. Todas as sete faixas do EP estiveram no top 100, na época do lançamento, em 2023.

Veigh ainda se apresenta mais duas vezes neste Rock in Rio. Ele estará no palco Supernova com Nagalli, neste sábado (14), e no palco Mundo, no dia 21, no show Para Sempre Trap, com Cabelinho, Felipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi e Ryan SP.

rir - Nathalia/Divulgação - Nathalia/Divulgação
MC Daniel é um dos convidados da Funk Orquestra para subir ao palco Sunset no Rock in Rio 2024
Imagem: Nathalia/Divulgação

Ainda no palco Sunset, a Funk Orquestra vai abrir os trabalhos. Com uma mistura de música clássica e batidas de funk, o grupo é formado por moradores de comunidades do Rio

O show contará com a participação de MC Daniel, da funkeira Rebecca e da rapper MC Soffia. A proposta é misturar a antiga tradição das bandas de baile com o poder dos graves dos bailes funk.

soffia - Victor Carvalho/Divulgação - Victor Carvalho/Divulgação
MC Soffia também se apresenta no Rock in Rio com a Funk Orquestra
Imagem: Victor Carvalho/Divulgação

Palco Mundo

O show de Matuê com participação de WIU e Teto ganha novamente o palco de um grande festival. Nesta mesma formação, sob o nome 30PRAUM, o trio rodou pelo país em outros festivais.

Mas a grande expectativa da noite talvez não seja para as atrações internacionais: 21 Savage e Travis Scott. O primeiro vem ao Brasil pela primeira vez; já Scott se apresentou em São Paulo na quarta (11) e no Primavera Sound, em 2023.

rir - Cintia Lentilha/Agência Preview - Cintia Lentilha/Agência Preview
Ludmilla, que se apresenta no Rock in Rio no dia 13/9
Imagem: Cintia Lentilha/Agência Preview

Deve ficar com a funkeira Ludmilla o show mais cercado de mistério deste primeiro dia. Imagina-se que ela vá fazer uma mistura entre os pagodes da recente fase "Numanice" e os funks que a consagraram e que não puderam ser apresentados na turnê "In the House", cancelada a poucas semanas de seu início, em maio. É esperar para ver.

Entretenimento