Topo
Entretenimento

Chaves vai passar no Brasil? Programa volta à TV aberta após 4 anos

Chaves é um dos queridinhos dos telespectadores brasileiros - Divulgação
Chaves é um dos queridinhos dos telespectadores brasileiros Imagem: Divulgação
do UOL

Colaboração para Splash

11/09/2024 05h30

"Chaves" e "Chapolin" voltarão à TV aberta depois de quatro anos. Infelizmente, o hiato na grade aberta também era internacional e o retorno é nos EUA. O anúncio foi feito neste domingo (8) a UniMás, emissora voltada ao público latino nos EUA.

Desde 2020, os programas estavam fora do ar devido a divergências contratuais entre a Televisa, emissora de tevê mexicana que detém os direitos às fitas das séries, e o Grupo Chespirito que possui os direitos autorais das obras. Confira o trailer do retorno dos programas:

O Grupo Chespirito é comandado por Roberto Gómez Fernández, um dos filhos do mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), o intérprete do Chaves e criador dos programas.

A novidade não sinaliza apenas uma liberação pontual para exibição, mas um fim das disputas, já que a UniMás é parte da TelevisaUnivision, conglomerado que se dedica à produção e exibição de conteúdo de língua espanhola tanto no México quanto nos EUA.

Nas redes, a atriz Florinda Meza, a dona Florinda, comemorou o retorno de "Chaves":

Tesouros, conseguimos! Os programas estõ voltando. Vamos passo a passo, mas graças ao seu amor e aos seus pedidos, tornamos [a volta] uma realidade. Amo vocês, minha linda vizinhança virtual.
Celebrou Florinda Meza no Instagram

Durante as negociações, Florinda se manifestou nas redes pedindo o apoio dos fãs para que "Chaves" e "Chapolin" voltassem a ser exibidos. Ela disse ser "colaboradora literária dos programas" e que um possível comprador já teria feito ofertas pela obra, mas que ela não havia sido convidada para as conversas. "Que tristeza. O público está esperando. O comprador também. Não fui eu que disse não", alfinetou na ocasião.

Em fevereiro, o filho de Bolaños garantiu ao jornal "O Globo" que trabalhava para que as séries voltassem ao ar ainda este ano. "Se uma janela se fechar, buscarei outra. Sei que não é um caminho de linha reta. Mas é a maior responsabilidade que tenho, o retorno das séries originais. Não posso falar muito, mas há portas abertas. Me parece que 2024 será um ano muito bom."

Nos EUA, "Chaves" e "Chapolin" voltam a partir de 23 de setembro e serão exibidos não só pela UniMás, como pelo streaming ViX.

Apesar de não haver previsão ainda de retomada no Brasil, o SBT já estaria ciente da liberação e tenta permissão para voltar a transmitir as atrações, segundo a Folha de S.Paulo.

Entretenimento