Topo
Entretenimento

Shows e festivais voltam a ser obrigados a distribuir água

 jovem morreu em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, por exaustão térmica em 2023 - Agnews
jovem morreu em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, por exaustão térmica em 2023 Imagem: Agnews
do UOL

De Splash, em São Paulo

27/08/2024 12h13

Shows, festivais e eventos de grandes proporções deverão retomar a distribuição de água gratuita pelo menos até o Natal.

O que aconteceu

Decisão está em portaria publicada pelo governo federal, nesta terça-feira (27), e tem validade de 120 dias. O documento é assinado por Wadih Damous, secretário nacional do consumidor, e também estabelece regras para garantir a segurança do público.

As empresas responsáveis pela produção dos eventos deverão "garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo."

Governo estabelece que pontos de venda de comidas e bebidas sejam colocados em áreas estratégicas do evento, a fim de facilitar o acesso. Além disso, a portaria define a disponibilização de espaços para assegurar o rápido resgate em casos de perigo ou atendimentos de saúde.

Decisão após morte em show

Ana Clara Benevides - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ana Clara, fã que morreu em show de Taylor Swift, ao lado da mãe, Adriana Benevides
Imagem: Arquivo pessoal

Portaria anterior perdeu validade após ser prorrogada pelo Ministério da Justiça, no primeiro semestre de 2024. A decisão foi publicada pela primeira vez em 2023, no dia seguinte à morte da jovem Ana Clara Benevides no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.

O laudo apontou que Ana teve uma "exaustão térmica com choque cardiovascular, comprometimento grave dos pulmões e morte súbita" por exposição ao calor. A sensação térmica chegava a 40 ºC na noite do evento.

Entretenimento