Topo
Entretenimento

Estrelas e sexo se destacam no sensual Festival de Cinema de Veneza

27/08/2024 12h00

Por Hanna Rantala e Crispian Balmer

VENEZA (Reuters) - Várias estrelas iluminarão o Festival de Cinema de Veneza deste ano, que começa na quarta-feira levando sexo, músicas e a procura pela alma para a estância balneária de Lido e compensando a edição de 2023, quando uma greve manteve a maioria dos grandes astros afastados.

O evento de 11 dias dá o pontapé inicial da temporada de premiações. Os filmes que estrearam em Veneza nos últimos três anos receberam 77 indicações ao Oscar e venceram 14, o que torna a cidade o local ideal para atores, produtores e diretores serem vistos.

Entre as principais personalidades esperadas em Veneza neste ano estão Brad Pitt, George Clooney, Lady Gaga, Joaquin Phoenix, Angelina Jolie, Daniel Craig, Nicole Kidman, Michael Keaton, Winona Ryder, Jenna Ortega, Tilda Swinton e Adrien Brody.

"Todos estão realmente muito ansiosos para voltar a Veneza após a longa greve do ano passado. Portanto, acho que teremos o tapete vermelho mais lotado de todos os tempos", disse o diretor artístico do festival, Alberto Barbera, à Reuters nesta terça-feira.

A greve de 2023 dos atores de Hollywood forçou muitos deles a não comparecerem ao encontro, com os sindicatos dizendo a seus membros que não promovessem seus projetos para pressionar os grandes estúdios.

Neste ano, algumas das estrelas até pagaram suas próprias despesas para garantir que fossem fotografadas no Lido de Veneza, onde os fãs se esforçam para ver seus favoritos chegarem para as estreias badaladas.

"Parece que as produções não puderam convidar todos os talentos, então eles pagaram a passagem, o hotel e tudo o mais só para estar aqui", disse ele.

Entre os filmes que concorrem ao prêmio principal do Leão de Ouro estão "Coringa: Delírio a Dois", de Todd Phillips, estrelado por Phoenix e Gaga, "Maria", de Pablo Larrain, com Jolie fazendo a diva da ópera Maria Callas, e "Queer", de Luca Guadagnino, em que Craig desafia o estereótipo de James Bond e interpreta um norte-americano gay.

Barbera disse que Craig teve "algumas cenas de sexo que são bem completas" - um dos vários filmes em exibição que não se esquivam do sexo após anos de relativo pudor.

"Parece que o sexo foi banido das telas nos últimos 10, 15 anos. Não sei se foi uma espécie de autocensura ou algo do gênero. Agora está de volta", afirmou.

REGULARES E NOVATOS

O festival abre com "Beetlejuice Beetlejuice", de Tim Burton - uma sequência de sua comédia de 1988, que reúne parte do elenco original, incluindo Keaton e Ryder, e acrescenta novidades como Ortega, Monica Bellucci e Willem Dafoe.

O filme será exibido fora da competição, ao lado de "Wolfs", de Jon Watts, estrelado por Pitt e Clooney, habitués de Veneza, e do mais recente longa-metragem do japonês Takeshi Kitano, "Broken Rage".

Veneza se orgulha de atrair tanto blockbusters quanto filmes autorais, nomes estabelecidos e caras novas, com mais da metade dos filmes da competição deste ano produzido por diretores novos no festival.

"Temos, é claro, muitos cineastas excelentes, alguns dos filmes mais esperados da nova temporada, mas muitas descobertas, novos talentos de todo o mundo. Portanto, é realmente um espelho do cinema contemporâneo", disse Barbera.

No total, 21 filmes serão exibidos na competição principal, incluindo o primeiro filme em inglês do diretor espanhol Pedro Almodóvar, "The Room Next Door", estrelado por Swinton e Julianne Moore sobre um relacionamento tenso entre mãe e filha.

"Eu ficaria surpreso se alguns dos filmes não fossem exibidos novamente na cerimônia do Oscar. 'Coringa' é um deles, 'Queer', de Luca Guadagnino, também (e) o filme de Almodóvar é muito bom", disse Barbera, que fez sua seleção a partir de cerca de 4.000 candidatos.

Entretenimento