Topo
Entretenimento

Incêndio interrompe rave em SP e causa confusão: 'Cena de filme de terror'

do UOL

De Splash, em São Paulo

25/08/2024 15h19Atualizada em 25/08/2024 18h23

A rave Anacã, em Altinópolis (SP), foi interrompida neste sábado (24) após ser invadida por fogo, fumaça e vento. O evento acontecia em um hotel fazenda. A região está sendo atingida por incêndios florestais.

Em nota divulgada nas redes sociais, a organização do evento afirmou que o foco agora é a segurança de quem estava no local.

O evento, previsto para durar de sexta-feira até domingo, foi interrompido por volta de 16h do sábado ao ser atingido por fogo e grandes nuvens de fumaça. "Começou um vento muito forte, subiu uma fumaça densa e o fogo se alastrou muito rápido. Foi quando todos saíram correndo em direção à saída", disse uma mulher que estava no festival, mas não quis ser identificada.

Foi cena de filme de terror. Muita fumaça, só com pano no rosto para conseguir respirar. Uma cena de desespero. [...] O evento demorou pra falar sobre onde [o fogo] tinha chegado. Quando foi avisado, já estava tudo acontecendo. Foi tudo caótico.

Segundo outro frequentador, houve um aviso para retirar os carros do estacionamento quando o fogo se aproximou, mas logo depois disso o incêndio se alastrou. "A galera que trabalha no evento, segurança, todo mundo foi embora junto nesse aviso sobre o estacionamento. Todo mundo ficou à mercê [do incêndio], ficou tudo vazio e pegando fogo. Pegou fogo no palco, pegou fogo em tudo. Umas 18h, 17h, há não tinha mais ninguém lá", disse Igor Florim, 27, que produz conteúdo nas redes sociais com o nome "Sumidao".

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o pânico entre os frequentadores. Há pessoas correndo e gritando em meio à fumaça, e é possível ver o fogo se aproximando.

Segundo Florim, apesar de haver muita fumaça na região na sexta (23), não houve nenhuma orientação do evento para o caso de um possível incêndio. "Dessa vez ficou muito feio. [...] No sábado foi o ápice, mas na sexta já tinha fumaça, fogo na estrada. Entre Ribeirão Preto, Brodoski, Batatais e Altinópolis, um trajeto curto, já tinha fogo. Não recebemos nenhuma orientação da festa sobre isso."

Há relatos de barracas saqueadas no camping do evento. "Todo mundo deixou praticamente tudo para trás, pegou carteira, celular e foi embora. Só que as barracas foram roubadas. Roubaram mochila, tudo que tinha dentro. As barraca que não pegaram fogo foram roubadas", disse Florim.

Em nota, o evento afirmou que a prioridade agora é garantir que todos que estavam no festival estejam seguros. Veja a íntegra abaixo:

Diante de toda a situação, precisamos pedir ajuda para que seja repassada a informação de que todos que estavam no evento saíram da fazenda, e os que foram acolhidos pelo abrigo da cidade já começaram a voltar para suas casas.

Nosso foco agora é garantir que todos cheguem seguros em casa após tudo o que aconteceu.

A tristeza é imensa e o desespero de não ter respostas para tudo é real. Nosso tempo de reação foi curto, e estávamos junto com vocês tentando sair em segurança do local.

Teremos mais respostas assim que conseguirmos todas as informações necessárias.

A Splash, a organização da Anacã rebateu a informação de que não teria orientado o público. "[A informação] não procede, por enquanto estamos nos preocupando em ajudar as pessoas a chegarem em suas casas. Em breve vamos soltar uma nota oficial, somos em poucas pessoas, e estamos dando o nosso melhor para ajudar todos. Tivemos orientação dos bombeiros e seguimos o que foi passado. Evento tinha toda documentação juntamente à prefeitura de Altinópolis, bombeiros e policia. Fazemos eventos la duas vezes por ano desde 2018".

Splash também tenta contato a Prefeitura de Altinópolis para obter mais informações. Assim que houver retorno, a nota será atualizada.

Entretenimento