Morte, destruição e licenciatura: Como foi o fim de 'My Hero Academia'
"My Hero Academia" chegou ao fim, pelo menos na versão em quadrinhos. No último domingo (4) foi lançado na revista "Shonen Jump" o 430º capítulo do campeão de vendas criado por Kohei Horikoshi, e que arrasta uma multidão de fãs até hoje.
Atualmente o anime está em sua sétima temporada adaptando o começo da batalha final, então aqui em Splash vamos dar spoilers de como foram os últimos capítulos dos quadrinhos que encerraram o mangá.
Relacionadas
Atenção! Continue lendo apenas se quiser saber como acabou a história de Izuku Midoriya em sua batalha contra o temível All for One.
Rastro de destruição
A batalha final entre Deku e All of One apelou para o famoso clichê dos mangás shonen, colocando os demais personagens dando uma ajudinha para o protagonista desferir o golpe final.
Todos os alunos da turma 1A e outros heróis importantes se uniram para Deku chegar perto do vilão, mas quem acabou dando a maior ajuda foi justamente o rival Bakugo e o antigo inimigo Tomura Shigaraki. No fim, o All for One é derrotado.
Encerrada a batalha, chega a hora de avaliar os danos causados pela luta. Cidades inteiras foram destruídas, e agora começa um árduo trabalho para levantar as casas e construções.
Após a luta os heróis estão só o farrapo. Foi mostrado que Bakugo sofreu danos graves na luta e agora precisará passar por uma fisioterapia, talvez até precisando de próteses tal qual a heroína Mirko. Já Midoriya acabou internado e com parte do cabelo raspado, e agora sem os poderes do One for All.
Como ficou a U.A.?
Após um pequeno salto no tempo, o mangá mostra como foram retomadas as atividades da U.A, em especial a formatura dos alunos do terceiro ano. Durante a cerimônia, que acabou sendo um caos misturado com balada comandada pelo Present Mic, Mirio fez um discurso emocionante sobre a importância da união de todas as pessoas.
Embora o mangá tenha sido publicado no decorrer de uma década, a história em si avançou apenas um ano. Ou seja: agora os alunos da 1A fazem parte da sala 2A. Por conta dos eventos traumáticos, Aizawa avisou que continuará sendo o professor responsável pela turma.
Aoyama comunicou a todos que sairá da turma. Embora os alunos o tenham perdoado pela traição, ele explicou que entrou na escola para ser um espião do All for One, então considera justo sair da U.A. e trilhar seu caminho do zero.
Hitoshi Shinso foi transferido para a turma 2A, e o herói de poderes vilanescos foi recebido com festa, principalmente após o seu papel fundamental no plano para separar os vilões no arco final.
O pós-batalha da família Todoroki
Horikoshi dedicou um capítulo inteiro para mostrar o drama da família Todoroki, que perdeu todo o respeito por parte da comunidade e ainda precisou lidar com o fato do vilão Dabi ser o irmão perdido da família, Toya.
Após a derrota na batalha final, Toya Todoroki está com uma morte iminente. Tem pouca energia e consegue apenas falar algumas palavras durante o dia.
Endeavor decide se aposentar da carreira de herói e foca em ser o que nunca foi: um pai decente. O ex-herói número 1 aceitou que foi negligente com Toya e agora fará companhia ao filho todos os dias.
Os demais membros da família Todoroki querem distância de Endeavor, e o herói das chamas prometeu que fará de tudo para que a opinião pública ataque somente ele, e não seus filhos.
No fim, Shoto Todoroki teve uma cena fofa com Toya, mostrando que deseja se conectar com o coração do irmão.
O recado de Shigaraki
Deku passou alguns dias pensando na mensagem final que o Tomura lhe deu antes do fim da batalha, e foi atrás de Spinner para mandar um recado ao vilão.
Spinner contou que Shigaraki não era apenas seu chefe, mas também foi seu primeiro amigo. O lagarto se emocionou e prometeu escrever um livro para o mundo nunca se esquecer de Shigaraki.
Após afirmar que não se esquecerá do vilão, Deku deu uma sugestão para Spinner fazer um mangá em vez de um livro sobre o amigo.
A mensagem de "My Hero Academia"
Nesses últimos capítulos de "My Hero Academia" o autor Kohei Horikoshi reforçou a mensagem que quis passar com o mangá. Ao fazer o bem a alguém, ao ter um ato de heroísmo, você não apenas salva a outra pessoa como também estimula outras pessoas a fazerem coisas parecidas. Uma corrente do bem.
Isso fica bem evidente quando mostra que os heróis se unindo para reconstruir a cidade conseguiram fazer com que mesmo a população se reunisse para ajudar. Inclusive há uma cena muito bonita no qual um novo vilão surge, mas em vez de ser atacado pelas pessoas ele acaba recebendo afeto de uma senhorinha.
Sobrou também espaço para o drama de Ochaco, que se sentiu culpada por não ter conseguido salvar Himiko Toga. Ao ser encontrada por Midoriya, o protagonista afirmou que a garota com poderes de gravidade sempre foi sua heroína.
O esperado capítulo final
"My Hero Academia" chegou ao fim com um capítulo digno de final de novela. Oito anos se passaram e agora vemos que Midoriya agora é professor da U.A. A história passa rapidamente sobre outros personagens da trama, que hoje em dia são heróis importantes e que fazem a diferença para a sociedade, enquanto o eterno Deku lamenta que a vida adulta dificulta um reencontro entre amigos.
Midoriya explicou que conseguiu realizar o sonho dele de se tornar um herói, e que agora tem a possibilidade de ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos, além de contribuir com a experiência adquirida no curto tempo que foi um herói.
O capítulo termina com Midoriya ajudando um garoto que sonha em ser herói, mas que tem uma individualidade muito fraca e banal. Com seu olhar analítico ele percebe que há estratégias possíveis para aquele poder.
Na última cena, Midoriya reencontra All Might, que lhe entrega um aparelho capaz de ajudar Deku a retomar a carreira de herói. O item foi desenvolvido pelo amigo estrangeiro do antigo herói e co-financiado pela turma 1A. Midoriya recusa o presente a princípio, mas All Might conta que esse poder (a união das pessoas) também é uma conquista dele. E assim se encerrou a história do maior herói de todos os tempos.
Onde ler?
Os últimos capítulos de "My Hero Academia" foram lançados oficialmente de graça no site MangaPlus, em português. A versão impressa é publicada pela editora JBC.
A sétima temporada do anime está sendo lançada pela Crunchyroll, com legenda e dublagem. As demais temporadas podem ser assistidas na Crunchyroll e Netflix.