Topo
Entretenimento

'Não é novela infantil'; o que esperar de 'A Caverna Encantada'?

Anna Salvatore (Mel Summers) em "A Caverna Encantada" - Lourival Ribeiro/SBT
Anna Salvatore (Mel Summers) em 'A Caverna Encantada' Imagem: Lourival Ribeiro/SBT
do UOL

Bruno Silvano

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/07/2024 04h00

"A Caverna Encantada", nova novela do SBT, estreia na segunda-feira (29) trazendo uma história repleta de mistérios, confusões, diversão, amor e fé. Splash acompanhou a coletiva de imprensa que contou a com a presença do elenco, da autora Iris Abravanel e do diretor geral Rica Mantoanelli.

Qual é a história de 'A Caverna Encantada'?

Em meio à exuberante paisagem de Januária, próximo das misteriosas cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, Anna Salvatore (Mel Summers), uma menina de oito anos, embarca em uma jornada que promete mudar sua vida para sempre. Filha de Paulo Salvatore (Elam Lima), um médico missionário que, após perder sua esposa Catarina, dedica-se integralmente às suas missões, Anna é uma exploradora nata, sempre pronta para uma nova aventura.

Anna, primeira e única filha de Paulo, acompanha seu maior e grande herói onde quer que ele vá. Quando Paulo é chamado para uma missão em uma área remota e perigosa, ele toma a difícil decisão de deixá-la no Colégio Interno Rosa dos Ventos, um lugar cheio de mistérios na Cidade de Milagres, um pequeno município de São Paulo.

Anna enfrenta a rígida diretora Norma (Clarice Niskier) e a atrapalhada inspetora Elisa (Pamella Machado), que constantemente a desafiam. Mas Anna não está sozinha: ao seu lado está Moleza, sua mochila mágica em forma de bicho-preguiça, que ganha vida e a acompanha em todas as suas peripécias, e sua melhor amiga Manuela (Wallentina Bomfim). Mesmo que ainda não saiba, a menina embarcará numa jornada inesperada e descobrirá muito mais sobre ela mesma e sua própria família.

No meio das aventuras dentro e fora do colégio, Anna descobre uma antiga lenda sobre A Caverna Encantada, um lugar mágico, cheio de mistérios e segredos. Determinada a explorar essa caverna, ela se junta a um grupo de amigos, os compassivos professores Pilar (Isabela Souza) e Gabriel (Miguel Coelho), e outros colegas do colégio.

Anna Salvatore (Mel Summers) e Paulo Salvatore (Elam Lima) em 'A Caverna Encantada' - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Anna Salvatore (Mel Summers) e Paulo Salvatore (Elam Lima) em 'A Caverna Encantada'
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Divisão em temporadas

"A Caverna Encantada" será exibida de segunda a sexta, às 20h45, no SBT. A novela também estará disponível no Disney+.

A nova novela será dividida em 4 temporadas. Cada uma delas terá um total de 55 capítulos.

Durante a coletiva, o diretor Rica Mantoanelli explicou como será feita essa divisão de temporadas. "A gente começa no outono, quando as folhas caem, quando a Anna perde o pai de alguma maneira. Ele vai para essa missão, e a gente não sabe quando volta. Aí ela vai viver uma espécie de luto no inverno, que vem logo a seguir, mas vai ser muito bem acolhida pelas suas amigas e pelo Moleza. Depois vem a primavera, e, com ela, a esperança. E depois o verão, talvez com um final feliz".

Anna Salvatore (Mel Summers) e Pilar (Isabela Souza) em 'A Caverna Encantada' - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Anna Salvatore (Mel Summers) e Pilar (Isabela Souza) em 'A Caverna Encantada'
Imagem: Divulgação/SBT

'Não é uma novela infantil'

Ainda durante o papo com os jornalistas, Iris Abravanel rejeitou o rótulo de novela infantil. "Não é uma novela infantil, é para a família toda. Nós falamos muito com os pais também, com os responsáveis pelas crianças, e a gente pode passar muitas informações a eles de situações do dia a dia que às vezes eles nem sabem lidar com seus filhos. Então é uma novela para família, eu tenho muitos amigos que assistem com os filhos, então a gente não pode dizer que é infantil".

Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e vice-presidente do SBT, também defende esse argumento. "Quando a gente fala de novela família é justamente isso, ela não tem idade. As nossas novelas são para entrar dentro das casas das pessoas e elas gerarem conversas, porque hoje em dia a gente vê uma dificuldade dos pais conseguirem conversar com os seus filhos, justamente por conta das redes sociais e um distanciamento que está tendo nas pessoas de uma forma geral [...] Então, as nossas novelas servem para gerar essa conversa dentro das casas, com pessoas que não são necessariamente um público infantil, mas que elas possam assistir uma novela leve, que brinca dentro da nossa casa e possa sentar no sofá com muita facilidade e tranquilidade. Ela une famílias, ela une pessoas para assistir junto".

Elenco infantil de 'A Caverna Encantada' - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT
Elenco infantil de 'A Caverna Encantada'
Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Entretenimento