Topo
Entretenimento

'Sou camponesa': Influencer bomba com histórias de mototáxi e sonha com BBB

do UOL

De Splash, em São Paulo

29/07/2024 04h00

"Sou uma simples camponesa" e "jamais tolerarei" são os bordões do momento nas redes sociais. O influenciador digital Bruno Martins, 28, se tornou uma celebridade da internet nos últimos meses ao, simplesmente, trazer relatos inusitados da vida como mototáxi de aplicativo.

Prometo pra vocês muitos risos, tá? Sintam-se abraçados, porque trato todo mundo como uma família. Vem ser uma camponesa porque é um sobe e desce, desce e sobe e tá tudo uma boa. Sou uma camponesa arisca, arisquérrima, uma mistura do campo com a cidade. Ela ficou arisca.
Bruno Martins, em entrevista exclusiva para Splash

Quem é Bruno Martins, o influenciador mototáxi?

Natural de Betim, o mineiro cresceu na região metropolitana de Belo Horizonte, estudou em escola pública e se formou em Logística. Até o início de 2024, ele atuava como servidor público em sua área de formação, mas decidiu cadastrar sua moto no aplicativo de transporte de passageiros para ganhar uma renda extra.

Comecei a fazer umas corridas no período que não tinha que comparecer à empresa e um amigo falou: 'você é muito engraçado, por que você não começa a gravar uns videozinhos de experiência sua com os passageiros?'. Eu falei: 'será que vai dar certo esse babado?' e ele: 'vai, Mona, grava'.
Bruno Martins

Dono de estilo irreverente e carregado do sotaque mineiro, o mototaxista bombou no TikTok e Instagram com a história de uma passageira "ruim de garupa". "Ela ficava com o quadril pra lá, com o quadril pra cá e eu não entendendo nada, ficando muito nervosa. Pensei: 'vou ter que falar com essa moça que ela vai ter que dar uma seguradinha na cintura da bonita ou a gente vai cair'".

Vou mostrar pra ela que sou do vale, que sou LGBTQIAPN+, pra ela ficar mais tranquila por questão de assédio. Falei: 'fofa, pode segurar na cintura da bonita, porque de mulher pra mulher é Marisa'.

Bordão "sou uma simples camponesa" é uma adaptação de um amigo pessoal de Bruno Martins. "Essa parte é a melhor, né? Surgiu através do meu amigo, de mais ou menos uns 15 anos. Ele também é da comunidade LGBTQIAPN+ e considero ele um irmão. Ele usava muito: 'sou apenas uma camponesa'. Só que ele é mais reservado e eu, como fui mais despojado, absorvi e comecei a usar".

Já o bordão "jamais tolerarei", usado ao fim de seus vídeos pra dizer que não aceita desaforo, é inspirado na deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). "Ela representa a nossa comunidade e usou isso lá em Brasília, achei uma forma muito legal dela se expressar. A Erika é uma mulher trans maravilhosa que está lutando pela nossa comunidade, e sabe se expressar muito bem. Ela usa na política e usa no humor e tá tudo certo."

Personagem? O mineiro garante que é uma pessoa bem-humorada desde "menina" e leva para os vídeos o que é no dia a dia com amigos e familiares. "As pessoas, às vezes, pensam que sou um personagem, mas não sou um personagem mesmo".

Sou um homem gay, trabalho e, atualmente, minha renda vem 100% do aplicativo. Sou isso mesmo, sempre fui assim. Vou só relatando da minha forma mesmo, né? Graças a Deus, Deus tem me abençoado.

"Tudo acontecendo de forma muito legal"

De janeiro até hoje, Bruno Martins soma quase 1 milhão de seguidores no Instagram (552 mil) e Tiktok (399 mil) e virou uma celebridade em Minas Gerais. "Onde eu vou, as pessoas ficam impactadas, sabe? As pessoas falam: 'ai, você que é a camponesa. Você que é o motoqueiro' e falo: 'sou eu mesma'."

O mineiro se diz ciente da responsabilidade que ganhou em influenciar pessoas com o alto número de seguidores. "São muitas mensagens que recebo de carinho, de feedbacks, de pessoas que estão passando por momentos muito difíceis. Isso também é um dos motivos principais para eu não parar de levar esse tipo de história e humor. Eu tenho uma responsabilidade muito grande sobre elas".

São várias camponesas que me veem e tenho responsabilidade sobre elas. É por isso que tenho um cuidado em o que postar, no que falar, no que levar. Eu tento sempre levar algo que vai trazer essas pessoas que estão ali na expectativa, me esperando todos os dias, se sentir bem.

O influenciador digital, inclusive, já tem colhido frutos da grande repercussão dos vídeos com publicidade, mas garante que não aceita qualquer coisa pensando em dinheiro. "Tá acontecendo de uma forma muito legal, do meu jeito. A gente vai lapidando o que é interessante e sem desespero."

Além do filtro para publicidade, Bruno Martins não dá ouvidos para haters ou ataques preconceituosos. "Nunca me importei com o que os outros acham. As pessoas que chegam perto de mim ou tentam me oprimir com palavras eu nunca dei liberdade. Sempre cortei e coloquei no devido lugar. Então, eu não me importo".

BBB ou A Fazenda, por que não?

Bruno Martins vive um sonho com o trabalho reconhecido na internet e tem planos de migrar para a TV. Recentemente, o mineiro pleiteou vaga no rancho de Carlinhos Maia, mas acabou ficando de fora. No entanto, ele não esconde que toparia um desafio no BBB (Globo) ou A Fazenda (Record).

BBB e A Fazenda estão na lista, o que me der oportunidade. Quem dera receber seu convite da Record ou da Globo. Tô online, viu? Eu já sou uma camponesa e numa fazenda ia arrasar mais ainda.

Mineiro, inclusive, garante que não iria ser uma "planta" na disputa dos prêmios milionários dos realities. "Ia atacar ninguém não. Claro que a gente não é boba, se atacar, a gente também vai atacar. Enquanto São Jorge tiver cavalo, ele não anda a pé, né? Não vou ser o cavalo, cada um vai andar só pra você. Planta de jeito nenhum."

Entretenimento