Topo
Entretenimento

Astro de 'Attack on Titan' faz bate e volta no Brasil e fala sobre IA

Eren, o protagonista de "Attack on Titan" - Reprodução/MadHouse
Eren, o protagonista de "Attack on Titan" Imagem: Reprodução/MadHouse
do UOL

Fábio Garcia

22/07/2024 12h00

Acostumado a receber cantores e atores, o Anime Friends surpreendeu quando anunciou a presença do ator de voz Yuki Kaji nas atrações do segundo dia do evento. Yuki é responsável por dar voz ao Eren de "Attack on Titan" e, mesmo com uma passagem rápida pelo país, causou uma comoção poucas vezes vista na convenção otaku.

Artista de agenda cheia, Yuki Kaji chegou ao Brasil na noite de quinta-feira (18) para uma maratona de compromissos no Anime Friends. Além de entrevista com imprensa e painel, ele foi o responsável por um dos Meet & Greet mais disputados do evento, conforme a organização havia adiantado na mais recente live de anime realizada por Splash.

E o dublador (ou "seiyuu", como são chamados os atores de voz no Japão) nem teve tempo de ajustar o relógio biológico, porque precisaria embarcar de volta ao Japão na noite de sexta-feira (19). Mesmo com correria, Yuki reuniu uma multidão de fãs em seu único painel realizado no Palco Ultra, um reflexo do quão importante é para os animes.

Nanatsu - Reprodução/Studio Deen - Reprodução/Studio Deen
Meliodas, protagonista de "The Seven Deadly Sins: Nanatsu no Taizai"
Imagem: Reprodução/Studio Deen

O ator é responsável por dar voz a personagens de destaque, como Eren Yeager de "Attack on Titan", Meliodas de "The Seven Deadly Sins: Nanatsu no Taizai" e do atualmente no ar Shoto Todoroki de "My Hero Academia". Se pensar em papéis mais antigos, o currículo ganha o reforço de Koichi Hirose de "Jojo's Bizarre Adventure: Diamond is Unbreakable" e Kenma Kozume de "Haikyu".

Ao contrário de outros artistas que vieram ao Anime Friends e estão em um período mais tranquilo da carreira, como os atores de séries tokusatsu ou mesmo Vincent Martella (de "Todo Mundo Odeia o Chris"), Yuki está abarrotado de trabalho: muitos animes atualmente contam com seu talento, como "Kinnikuman: Perfect Origin Arc", "Blue Exorcist" e "Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba". A vinda relâmpago ao Brasil aconteceu entre os intervalos de gravação desses vários trabalhos.

Surpreso com o tamanho do público e com o carinho da plateia, Yuki falou sobre dificuldades em manter a saúde vocal em meio a tantos personagens histéricos, comentou suas inspirações na profissão e revelou aos fãs como Eren o ajudou a se recuperar de uma gripe.

Em um dia muito baqueado de saúde, Yuki repetiu o mantra "Tatakae! Tatakae!" ("Lute! Lute!" em português) do protagonista de "Attack on Titan" e se recuperou. Ao pronunciar essa frase de Eren com o mesmo tom do personagem, o seiyuu levou os otakus do local à loucura.

Outro momento de delírio da internet foi quando perguntado sobre seu anime favorito. Decepcionando a todos que esperavam uma menção à saga de guerra com gigantes, a resposta foi um pouco mais tradicional: "Meu anime favorito é 'Neon Genesis Evangelion', mas gosto também de 'Dragon Ball'", respondeu.

Inteligência Artificial

Em entrevista coletiva com Yuki Kaji realizada antes do painel, Splash teve a oportunidade de perguntar ao ator sobre o que pensa do uso de Inteligência Artificial (IA) na profissão, uma das grandes questões no meio.

Yuki Kaji - Splash - Splash
Yuki Kaji, dublador japonês do Eren de "Attack on Titan", em entrevista no Anime Friends 2024
Imagem: Splash

Profissionais dos principais pólos de dublagem do Brasil se organizaram pelo movimento "Dublagem Viva", que visa a criação de regras claras sobre o uso da tecnologia. Dubladores brasileiros que passaram pelo Anime Friends, como Patrícia Scalvi (Sophie de "O Castelo Animado" e Carol Valença (Luffy de "One Piece"), também fizeram coro ao movimento.

Após saber sobre a movimentação dos profissionais brasileiros, Yuki respondeu que esse assunto é muito difícil e delicado também no Japão. "Hoje não temos dados no mercado de dubladores no Japão, mas isso pode acontecer no futuro. Eu não gostaria de lutar contra inteligência artificial, mas gostaria de conviver com essa tecnologia", explicou o ator de voz.

Yuki também contou que tem um projeto de sintetizador de voz no Japão, algo parecido com o que acontece com as Vocaloids no mercado fonográfico, que permite às pessoas utilizarem sua voz. "Tomara que esse projeto abra o caminho brilhante para um convívio entre dublador e inteligência artificial", afirmou.

Entretenimento