Topo
Entretenimento

'Deus da guerra': cientistas acham evidência de vapor de água em exoplaneta

Ilustração do exoplaneta HD 149026 b - Nasa/Reprodução
Ilustração do exoplaneta HD 149026 b Imagem: Nasa/Reprodução
do UOL

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/07/2024 04h00

Astrônomos descobriram evidências da presença de vapor de água na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar.

O que aconteceu

Para a descoberta, os astrônomos utilizaram o instrumento Carmenes, um espectrógrafo, localizado no Observatório Calar Alto, na Espanha. O aparelho faz a análise do espectro da luz de corpos celestes.

A investigação revelou evidências de vapor de água no planeta HD 149026 b, chamado de Smertrios. Uma versão ainda não revisada do estudo, liderado por um pesquisador da Universidade de Tóquio, foi publicada no repositório arXiv.

A possível presença de água no planeta pode dar pistas sobre a concentração de outros elementos em Smertrios. Algumas características do planeta intrigam cientistas e sua formação é alvo de estudos.

Isso demonstra a importância de observar a atmosfera do planeta, pois pode ajudar a revelar a história da formação do planeta por meio de suas propriedades atmosféricas, como sua metalicidade [proporção de elementos que não sejam hidrogênio e hélio] e proporção de carbono para oxigênio.
Sayyed Ali Rafi, autor do estudo ao Space.com

O que torna Smertrios um caso estranho é sua densidade e composição. "Esse planeta é de interesse único porque é um dos mais ricos em metal e um dos mais densos gigantes gasosos que conhecemos até agora", explicou Sayyed Ali Rafi, um dos astrônomos que participou da descoberta e pesquisador na Universidade de Tóquio, ao Space.com.

No Smertrios, a fração de metais para hidrogênio é muito maior do que a do grupo dos Saturnos quentes ou mesmo dos planetas no Sistema Solar, Júpiter e Saturno. Geralmente, quanto maior o gigante gasoso, menos metais deve ter, mas isso não acontece com Smertrios.

O planeta também tem um núcleo grande e sólido, o que explica sua alta densidade. "A composição do planeta não parece compatível com os cenários de formação que temos para gigantes gasosos", conta Ali Rafi.

'Deus da guerra'

O nome do exoplaneta, Smertrios, foi dado em homenagem ao "Deus da guerra" na tradição gaélica.

Smertrios orbita ao redor da estrela HD 149026, localizada a 247 anos-luz da Terra. Com largura de cerca de três quartos de Júpiter, é classificado como um "Saturno quente", grupo que abrange grandes planetas fora do Sistema Solar que orbitam suas estrelas de pequenas distâncias.

O planeta fica a cerca de 6,4 milhões de quilômetros de sua estrela e completa sua órbita em apenas três dias da Terra. Pela proximidade entre os dois, um lado do planeta está sempre voltado para a estrela. Nele, a temperatura chega a 1.420 ºC. O outro, relativamente frio, tem a face voltada para o espaço.

A direção do vento em Smertrios

Diferença dos ventos intriga os cientistas. Gigantes gasosos que sempre tem uma face voltada para a sua estrela costumam ter ventos na atmosfera extremamente rápidos, devido à diferença de temperatura entre os dois lados. O vento vem do lado mais quente para o mais frio. Mas em Smertrios, o movimento é inverso.

Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que isso ocorre. Uma das possibilidades é que os ventos estejam acontecendo em camadas mais internas da atmosfera do planeta. Há também a chance de que a órbita de Smertrios não seja circular, e sim achatada. "Nós precisamos de observações adicionais para confirmar quaisquer desses cenários ou mesmo se há outras alternativas", disse Ali Rafi.

Entretenimento