Topo
Entretenimento

'Somos obrigados': há um motivo para tantos filmes de animação sobre órfão?

"Robô Selvagem" é baseado em livro homônimo - Divulgação/ DreamWorks
'Robô Selvagem' é baseado em livro homônimo Imagem: Divulgação/ DreamWorks
do UOL

De Splash, em São Paulo

06/07/2024 04h00

Entre as animações famosas, há muitos personagens principais que são órfãos. É o caso de "Rei Leão", "Procurando Nemo", "Frozen" e muitos outros. Segundo Chris Sanders, diretor de "Lilo & Stich" e do vindouro "Robô Selvagem", há um motivo para abordar esse tipo de história.

O cineasta citou a história do filme "Aladdin", que originalmente tinha uma mãe, em papo com Splash. "Nós nos importarmos com ela, porque o filho está em uma aventura, procurando por ele e preocupada. Se há uma mãe envolvida, nós imaginamos que ela saiba mais que os outros. Se há uma mãe na história, ela diz: 'Não faça isso, não faça aquilo'. Ela está lá para ajudar, corrigir e guiar."

Então você é obrigado a tirar a mãe do filme para que o seu personagem principal possa realmente errar, aprender e crescer sozinho.
Chris Sanders, em entrevista a Splash

"Robô Selvagem" é o novo longa da DreamWorks e, diferentemente de muitas animações que estamos acostumados, a maternidade é abordada a partir da robô Roz, que se vê obrigada a adotar um filhote de ganso. "No filme, temos uma mãe que não tem ideia do que é ser uma mãe, e um ganso que também não sabe."

Para o diretor, é justamente o fato de Roz não ser um robô programado para ter sentimentos maternais que faz a história única. "Ser mãe não é algo que tenha um manual de instrução, e mesmo se tratando de um robô, todos conseguem se relacionar com essa tentativa de fazer a maternidade funcionar. Roz está lutando para fazer isso funcionar."

O longa foi inspirado no livro homônimo, escrito por Peter Brown, e chamou a atenção de Sanders quando ele estava procurando seu próximo trabalho com a DreamWorks. "Enxerguei novos desafios como roteirista e diretor."

Em muitos filmes animados há personagens que não são bons em coisas, que precisam lutar para aprender. A Roz não é uma exceção, mas ela tem um caminho muito peculiar, porque ela é extremamente capaz, ela é uma peça de alta tecnologia e sabe tudo sobre tudo. Mas, ao mesmo tempo, ela não sabe nada sobre ser uma mãe.
Chris Sanders

"Robô Selvagem" chega aos cinemas brasileiros no dia 10 de outubro.

Entretenimento