Topo
Entretenimento

A professora condenada nos EUA por transar com homem com paralisia cerebral

Anna Stubblefield foi presa por abuso sexual - Divulgação
Anna Stubblefield foi presa por abuso sexual Imagem: Divulgação
do UOL

De Splash, em São Paulo

04/07/2024 04h00

"Tell Them You Love Me" é um documentário sobre uma história polêmica que chama a atenção nos Estados Unidos desde que estreou recentemente na Netflix americana.

A produção expõe o relacionamento entre uma professora branca e casada com um homem negro com paralisia cerebral. A relação gera polêmica quando a mãe do homem alega que seu filho é incapaz de consentir. Assim, o título debate dinâmica de poder, deficiência e raça.

É um filme complexo sobre algumas ideias muito sutis. Para mim, trata-se de pessoas que se envolveram juntas em uma tragédia.
Nick August-Perna, diretor do documentário, em entrevista à Netflix.

O que aconteceu

"Tell Them You Love Me" detalha o caso contra Anna Stubblefield, uma ex-professora de ética da Rutgers University-Newark, condenada em 2015 por abuso sexual a Derrick Johnson, um homem não-verbal com paralisia cerebral. Os dois se conheceram em 2009, por meio do irmão de Derrick, John Johnson, aluno de Stubblefield à época.

O jovem contou à professora, então com 39 anos, sobre a condição de seu irmão e ela se ofereceu para ajudar Derrick, 28. Ela o ensinou a usar um teclado com tela de LED, permitindo com que ele se comunicasse e frequentasse aulas universitárias.

Mesmo casada, Stubblefield disse que os dois se apaixonaram e tiveram um relacionamento sexual consensual. No entanto, a mãe de Derrick, Daisy Johnson, diz que seu filho não conseguia ter intimidade física ou emocional devido à deficiência. Para ela, era necessário que a professora manipulasse as mãos de Derrick para que ele conseguisse se comunicar.

Cena do documentário 'Tell Them You Love Me' - Divulgação - Divulgação
Cena do documentário 'Tell Them You Love Me'
Imagem: Divulgação

Um assunto abordado no título é, então, se essa comunicação por meio de um facilitador é realmente válida. "Comunicação é poder. Temos a obrigação moral de levá-la extremamente a sério quando ele desaparece ou quando é sequestrado", diz o diretor do documentário.

Em 2015, Anna Stubblefield foi considerada culpada por duas acusações de agressão sexual agravada em primeiro grau e condenada a 12 anos de prisão. Em 2017, o recurso da ex-professora foi concedido e a sua condenação revogada, devido a um detalhe técnico: no seu julgamento inicial, o tribunal rejeitou depoimentos relacionados com a comunicação facilitada.

Ela aceitou um acordo judicial por uma acusação menor, sendo liberada da prisão após cumprir dois anos. Tendo sido suspensa de Rutgers-Newark antes de sua prisão por alegações de conduta imprópria com Derrick Johnson, ela conseguiu um emprego como garçonete de restaurante após ser liberta. Em um ano, ela foi dispensada desse cargo devido à publicidade do caso, e agora trabalha de sua casa.

Não há previsão de lançamento de "Tell Them You Love Me" no Brasil.

Entretenimento