Topo
Entretenimento

Sente arrepios quando escuta música? Seu cérebro pode ser 'especial'

Você fica arrepiado com música? - Getty Images
Você fica arrepiado com música? Imagem: Getty Images
do UOL

Colaboração para Tilt

30/06/2024 04h00

Ficar com um nó na garganta por causa de uma canção é algo bastante raro. Para descobrir como esse sentimento se desencadeia, Matthew Sachs, pesquisador que investigou pessoas que sentem arrepios ouvindo música, em 2016.

Em sua pesquisa em Harvard, ele examinou os cérebros de 20 alunos. A metade admitia experimentar os sentimentos acima mencionados, enquanto os demais não sentiram absolutamente nada.

O que ele descobriu foi que os ouvintes que se emocionam com música têm estruturas cerebrais diferentes, em comparação com os que não se sentem tocados.

A pesquisa mostrou que eles possuem um volume mais denso de fibras que ligam seu córtex auditivo a áreas que processam emoções, o que significa que os dois podem se comunicar melhor.

As descobertas de Sachs foram publicadas no Oxford Academic. "Se você tem um número maior de fibras e maior eficiência entre duas regiões, você é uma pessoa com um processamento mais eficiente. Se tem arrepio no meio de uma música, é mais provável que você nutra emoções mais fortes e intensas", disse o pesquisador.

Em alguns casos, no entanto, essas sensações podem estar associadas a memórias ligadas a uma determinada música, um parâmetro que não se pode estabelecer em laboratório.

*Com reportagem de setembro de 2019

Entretenimento