Topo
Entretenimento

Felipe Neto rebate fake news de que tenha feito apologia a supremacistas

Felipe Neto negou que tenha feito apologia a supremacistas brancos - Reprodução/Instagram/@felipeneto
Felipe Neto negou que tenha feito apologia a supremacistas brancos Imagem: Reprodução/Instagram/@felipeneto
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/06/2024 18h17

Felipe Neto, 36, rebateu postagem enganosa nas redes sociais que o acusa de fazer apologia a supremacistas brancos.

O que aconteceu

Neto disse que "neonazistas" recuperaram vídeo antigo em que ele experimenta comidas para dá a entender que ele estaria fazendo gesto relacionado a supremacistas. "Estão divulgando como se eu também tivesse feito um 'apito de cachorro' para supremacistas brancos, dizendo que é leite e que eu 'fiz a mesma coisa'. É contra essa gente que estamos lidando", escreveu o youtuber no X.

Felipe Neto fez referência ao também influenciador Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galáctico. Souza foi acusado de usar símbolos relacionados ao nazismo em postagem sobre defesa da "legalização do leite cru".

O leite puro é associado aos nazistas como "apito de cachorro", termo que é usado para descrever mensagens codificadas, geralmente com teor discriminatório. Essas mensagens são usadas como forma de comunicação por grupos neonazistas e supremacistas. A interpretação vem de uma crença antiga que somente pessoas brancas poderiam digerir lactose.

Ronaldo Souza apagou publicação e negou as acusações. "Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neonazistas", esclareceu Souza.

Entretenimento