Topo
Entretenimento

Vencedora de 3 Oscars, joia do cinema quase foi perdida em táxi de Londres

Cena de "O Labirinto do Fauno" (2006) - Reprodução
Cena de "O Labirinto do Fauno" (2006) Imagem: Reprodução
do UOL

Júlio Boll

Colaboração para UOL

30/06/2024 04h00

Tributo à habilidade de del Toro em mesclar história e fantasia, inspirado por mitologia grega, contos de fadas clássicos e literatura fantástica, "O Labirinto do Fauno" é um dos grandes filmes disponíveis no streaming.

Lançado em 2006, o longa foi aclamado pela crítica e conquistou três Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Também foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.

Curiosamente, Guillermo del Toro quase perdeu os esboços do filme em um táxi em Londres, mas graças ao motorista, os documentos foram recuperados, salvando anos de trabalho.

Ambientado na Espanha de 1944, durante os últimos resquícios da Guerra Civil, "O Labirinto do Fauno" mescla realidade e fantasia a partir da vida da jovem Ofelia (Ivana Baquero), que muda-se com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil), para o norte de Navarra, onde seu novo padrasto, um cruel oficial fascista, luta para eliminar os guerrilheiros locais. Solitária e imersa em um ambiente hostil, Ofelia encontra conforto na amizade de Mercedes (Maribel Verdú), a cozinheira que apoia secretamente os rebeldes, e em um misterioso labirinto que revela um mundo de fantasia.

Doug Jones, que interpreta tanto o Fauno quanto o Homem Pálido, passou cinco horas diárias em maquiagem para se transformar nesses personagens. Ele é contorcionista, o que permitiu movimentos surpreendentes, apesar de não falar espanhol, um desafio que superou para suas falas serem dubladas com autenticidade.

O Labirinto do Fauno
Direção: Guillermo del Toro
Ano: 2006
Gênero: Fantasia
Onde ver: Claro TV+

Entretenimento