Topo
Entretenimento

Há 30 anos, Diana usou vestido da vingança e ofuscou confissão de Charles

A princesa Diana usando o "vestido da vingança", da estilista Christina Stambolian - Getty Images
A princesa Diana usando o 'vestido da vingança', da estilista Christina Stambolian Imagem: Getty Images
do UOL

De Splash, em São Paulo

29/06/2024 04h00

Há 30 anos, no dia 29 de junho de 1994, a princesa Diana usou seu visual mais emblemático: o "vestido da vingança".

A peça, a mais ousada vestida pela princesa até então, ofuscou Charles. Naquele mesmo dia, o príncipe confessava, na televisão, sua infidelidade à mulher.

Naquela noite, Charles admitiu que foi fiel a Diana até "ficar claro que o casamento estava irremediavelmente destruído". O aguardado documentário do jornalista Jonathan Dimbleby, "Charles: The Private Man, The Public Role", levou um ano e meio para ser produzido e foi assistido por 13 milhões de pessoas.

Princesa Diana usou o vestido em um baile após Charles admitir infidelidade publicamente - Tim Graham Photo Library via Getty Images - Tim Graham Photo Library via Getty Images
Princesa Diana usou o vestido em um baile após Charles admitir infidelidade publicamente
Imagem: Tim Graham Photo Library via Getty Images

Diana, no entanto, não se escondeu após a revelação: foi a um baile usando o famoso "vestido da vingança". O visual da princesa, claro, roubou a cena e dominou as manchetes. "Charles explode, enquanto Diana deslumbra", escreveu o DailyMail. No The Sun, a princesa ocupou metade da página: "A vingança é chique: esplêndida, Di, na noite de ontem, mostra a Charles o que ele perdeu." Na outra metade, Charles e Camilla apareciam em fotos pequenas, com aspas do príncipe que diziam: "Eu nunca vou desistir de Camilla".

O vestido preto, decotado e justo, deixava à mostra os ombros e a coxa da princesa, destoando completamente do código de vestimenta da família real. À época, as mulheres da família real deixavam menos pele à mostra, privilegiando decotes mais conservadores e vestidos e saias até o joelho. Além disso, o preto era geralmente reservado para funerais, apesar de Di ter usado a cor em outros eventos anteriormente.

Diana ficou insegura ao encomendar a peça e guardou o vestido por três anos até usá-lo. "O vestido era revelador, bem curto e mostrava bastante a pele e as pernas. Diana ficou insegura, achou que era muito arriscado. Eu disse: 'Por que não ser ousada?'. Mas ela queria algo mais coberto, mais longo, com um decote mais fechado", contou a estilista Christina Stambolian ao Sunday Mirror. Ela incentivou a princesa a mostrar suas "belas pernas", além de convencê-la a fazer um vestido preto em vez de creme. Depois, ficou desapontada com a demora da princesa em usar sua criação.

Percebi que ela estava esperando a ocasião perfeita. Ela parecia um lindo pássaro negro nele. Christina Stambolian em entrevista no livro "Diana: A Life in Dresses"

Curiosamente, o famoso "vestido da vingança" não era a primeira opção da princesa para aquela noite. Ela havia escolhido um vestido da grife Valentino, mas após essa informação vazar para a imprensa, optou pelo vestido de Stambolian.

A peça foi leiloada por Diana em julho de 1997, dias antes de sua morte, em favor de organizações dedicadas à luta contra o câncer e a AIDS. O vestido foi comprado por um casal escocês que pretendia usá-lo para angariar dinheiro para outras instituições de caridade. A roupa foi exibida pela última vez em 2017, em uma exposição na Irlanda.

Entretenimento