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Mulheres fortes e inclusão marcam a 8½ Festa do Cinema Italiano no Brasil

Cena do filme "Ainda Temos o Amanhã", de Paola Cortellesi - Divulgação
Cena do filme "Ainda Temos o Amanhã", de Paola Cortellesi Imagem: Divulgação
do UOL

Noele Scur

Colaboração para Splash, de Caxias do Sul (RS)

29/06/2024 04h00

O melhor do cinema italiano contemporâneo está em exibição no Brasil desde o último dia 27. A 11ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz 10 filmes que além de marcantes, são destaques por trazer enredos necessários. Produções questionadoras que propõem reflexão e ruptura de paradigmas tornam o festival ainda mais atraente. Mulheres fortes são protagonistas da maioria dos filmes, assim como roteiros que revisitam o questionamento sobre democracia e inclusão — veja aqui a programação.

Prova da relevância dos longas está o fenômeno de bilheteria "Ainda Temos o Amanhã", de Paola Cortellesi. O filme é o mais visto na Itália em 2023 e superou "Barbie" e "Oppenheimer" nas bilheterias do país. O longa é exibido em preto e branco e coloca luz sobre o debate do patriarcado e empoderamento feminino.

O filme, estreia de Paola Cortellesi como diretora, além de ser a atriz protagonista, conta uma história surpreendente e original sobre Delia, uma mulher dona de casa que vive em uma Roma pós-guerra no ano em que as mulheres votaram pela primeira vez.

"Em tempos em que se debate muito o valor da democracia e sua relação com os direitos das mulheres, não só na Itália como em todo o mundo, Paola Cortellesi, que é uma comediante muito famosa, conseguiu unir temas difíceis e humor. Com um pé no neorrealismo e outro no mundo contemporâneo, 'Ainda temos o Amanhã' faz rir, indigna, tem poesia e também leveza. Um grande acerto que, não por acaso, levou mais de 5,4 milhões de pessoas aos cinemas somente na Itália", avalia a colunista de Splash Flavia Guerra.

Entre as produções bombásticas da lista está, ainda, a que traz Penélope Cruz na pele da personagem Clara. O longa trata dos dilemas da adolescente Adri, que questiona sua identidade de gênero. A história de "A Imensidão" é contada sob a perspectiva da jovem que vive a metamorfose da idade e, diante desse contexto, aparece uma família à beira da ruptura.

Além disso, uma professora vanguardista é o enredo de "Maria Montessori - Ensinando com Amor". Ela implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem. Maria, no entanto, teve que pagar um preço alto por ser uma mulher emancipada. A produção marca o primeiro trabalho em longa-metragem da cineasta francesa, Léa Todorov.

As exibições ocorrem até 3 de julho em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Palmas, Belém, Natal, Aracaju, João Pessoa, Niterói, Ribeirão Preto e Volta Redonda. Caxias do Sul (RS) recebe o evento pela primeira vez, e Volta Redonda e João Pessoa, excepcionalmente, têm programação entre 1º e 7 de julho.

Entenda as temáticas de cada filme:

"Ainda Temos o Amanhã" (C'è Ancora Domani), de Paola Cortellesi - Com: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano. A história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos é sobre a vida que lhe foi destinada, mas que a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor. Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.

A Imensidão, de Emanuele Crialese - Com: Penélope Cruz, Vincenzo Amato, Luana Giuliani, Patrizio Francioni. Adri, treze anos, questiona a sua identidade de gênero. Clara, sua mãe, luta contra os seus demônios em silêncio. Esta é uma história de amor. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, o filme é contado sob a perspectiva de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da ruptura. Com inspiração autobiográfica e valorizado pela brilhante atuação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e momentos de puro e delirante escapismo.

"A Última Noite de Amore", de Andrea Di Stefano - Com: Pierfrancesco Favino , Linda Caridi , Antonio Gerardi , Francesco Di Leva. Franco Amore (Pierfrancesco Favino) é um tenente da polícia italiana. A última noite de sua carreira de 35 anos será a mais longa e difícil de toda a sua carreira devido ao assassinato de seu amigo Dino. De repente, ele questiona tudo, desde seus entes queridos mais próximos até sua própria vida.

"Enea", de Pietro Castellitto - Com: Pietro Castellitto, Benedetta Porcaroli, Giorgio Quarzo Guarascio, Chiara Noschese. Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao flertar ora com o surreal, ora com o grotesco. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de gênero que transcende categorias. No entrelaçar das fissuras do cotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, sobretudo, uma aventura de amizade e de amor.

"Il Boemo", de Petr Václav - Com: Vojtech Dyk, Elena Radonicich, Barbara Ronchi, Lana Vlady, Mirko Ciccariello. A vida, a arte e os amores de Josef Mysliveček, "o Boêmio", figura de destaque na música do século XVIII, aclamado na sua época e posteriormente ofuscado pelo brilho intenso de Wolfgang Amadeus Mozart. Com base nos poucos documentos existentes e baseando-se na sua própria imaginação, o diretor mergulha nas águas turvas do século da libertinagem erudita e da monarquia absoluta em decadência. Entre espetáculos de ópera e majestosos palácios italianos, a criação e a promiscuidade andam de mãos dadas.

"Lubo", de Giorgio Diritti - Com: Franz Rogowski, Christophe Sermet, Valentina Bellè, Noemi Besedes, Cecilia Steiner, Joel Basman. Lubo se passa na Suíça, no inverno de 1939. O jovem Lubo, descendente de nômades Yenish, é convocado para o serviço militar no exército suíço para proteger a fronteira. Logo se junta a seu primo que lhe conta que a polícia levou seus filhos, por serem descendentes de ciganos, de acordo com o programa nacional governado pelos princípios da eugenia, que ganharam espaço na Europa nos anos 30. Lubo embarca em uma vingança com repercussões inesperadas, obrigando-o a repensar os limites entre o bem e o mal. Baseado no romance "Il seminatore" de Mario Cavatore.

"Maria Montessori" - Ensinando com Amor, de Léa Todorov - Com: Jasmine Trinca, Leila Bekhti, Rafaelle Sonneville-Caby, Raffaele Esposito. Léa Todorov lança luz sobre o método Montessori em seu primeiro longa-metragem. Um trabalho inovador sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século XX. Estamos em 1900. Lili d'Aengy, uma "coquete" parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder a sua filha. Ao chegar a Roma, a sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a "mulher nova", uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que irá forçá-la a fazer uma escolha muito dolorosa.

"O Sequestro do Papa", de Marco Bellocchio - Com: Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Enea Sala, Barbara Ronchi, Filippo Timi, Fabrizio Gifuni - Com O Sequestro do Papa, Bellocchio constrói uma obra íntima e política. Um filme de terror que tem como plano de fundo a "caridade" católica, que abala todas as noções preconcebidas. Bellocchio nos presenteia com um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história centra-se no caso verídico de Edgardo Mortara, uma criança judia de 6 anos que, em 1858, é levada da casa de sua família pelas autoridades do papa Pio IX. Edgardo foi batizado em segredo pela sua babá quando ainda era um bebê, fazendo com que ele fosse obrigado a receber uma educação católica. Rapito é um filme de violência não gráfica, mas hedionda, tornada ainda mais grotesca pelo sentido do direito moralista que está no centro de toda a opressão.

"Segredos", de Daniele Luchetti - Com: Elio Germano, Vittoria Puccini, Isabella Ferrari, Federica Rosellini, Pilar Fogliati. Em Segredos, Daniele Luchetti faz uma adaptação do romance do autor italiano Domenico Starnone. Com um enredo cheio de camadas, Segredos é o filme mais complexo e maduro de Daniele Luchetti. Pietro, 33 anos, é professor de uma escola na periferia de Roma, onde é muito querido pelos alunos. Ele mantém um relacionamento com Teresa, sua ex-aluna 10 anos mais nova, uma mulher brilhante, que adora testar os limites de Pietro. Em certa ocasião, ela propõe que eles confessem seus segredos mais obscuros, fazendo com que o rumo da relação mude completamente. Essa confissão vai uni-los e persegui-los para o resto de suas vidas. É um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.

"Zamora", de Neri Marcorè - Com: Ale, Giuseppe Antignati, Antonio Catania - Zamora marca a estreia na direção de Neri Marcorè, que também atua em um rico elenco incluindo ainda Giovanni Storti e Giacomo Poretti do trio Aldo, Giovanni e Giacomo. Walter Vismara, de trinta anos, adora levar uma vida organizada e sem surpresas: trabalha como contador em uma pequena fábrica em Vigevano. De um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara vê-se lançado para uma empresa futurista na vital e laboriosa Milão, a serviço de um empresário moderno e brilhante, Cavaliere Tosetto.

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