Topo
Entretenimento

Homicídio, Aids e saúde mental: a história real do caso da série 'Eric'

do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

26/06/2024 12h00

"Eric" tem surpreendido seus espectadores pela variedade de temas e a forma como os retrata.

Apesar de não retratar uma história real, a série tem muita similaridade com o caso de Etan Patz, um menino de seis anos que sumiu em Nova York em 1979. "Mas não é um caso específico que inspirou a série", reforça Flavia Guerra no Plano Geral.

Com Benedict Cumberbatch, a minissérie de seis episódios da Netflix tem tudo para se destacar em premiações, diz Vitor Búrigo. "Já pode ser considerada uma série de sucesso, porque com certeza será indicada em premiações. A Netflix, aliás, sabe fazer muito bem esse marketing".

Flavia Guerra concorda que a série "vai bem" nessa temporada de Emmy e Globo de Ouro. "Já começamos a prever (...) 'Bebê Rena' levará vários prêmios, e 'Eric' será uma boa concorrente".

Série prova que mistura de temas e gêneros pode dar certo

Flavia destaca que o sucesso da série se dá pela retratação de uma realidade permeada por ansiedades. "Os filmes de inimigos externos vão sempre existir, mas nossos deuses e demônios internos têm feito muito sucesso nas séries", opina.

Focado na luta do autoconhecimento, a série tem um elenco "talentosíssimo", diz Vitor Búrigo. "Fiquei muito impressionado principalmente com o final do primeiro episódio, que é onde começa toda essa discussão", diz.

O cenário da história, marcado pelo crime e problemas sociais da capital, é o mesmo de "Taxi Driver" e outros filmes que mostram a "gentrificação" local. "A série tem tramas paralelas e, com isso, ganha muito", diz Flavia.

Outro tema retratado é o da homofobia no início dos anos 1980 e a proliferação da Aids. "A sociedade americana estava muito de saco cheio da Guerra do Vietnam (...) tem todo um questionamento social; foi uma década complicada", acrescenta a colunista.

A série tem de tudo. A história é tão bem desenvolvida, que consegue ser de suspense, tensa e ao mesmo tempo de drama, falando de saúde mental. Flavia Guerra

  • Assista à íntegra do Plano Geral:

Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às quartas-feiras, às 11h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.