Topo
Entretenimento

Ryan Gosling aprendeu a tocar piano para esta obra-prima vencedora do Oscar

Cena do filme "La La Land: Cantando Estações" (2016), de Damien Chazelle - Divulgação
Cena do filme "La La Land: Cantando Estações" (2016), de Damien Chazelle Imagem: Divulgação
do UOL

Júlio Boll

Colaboração para Splash

20/06/2024 17h35

"La La Land" já seria um evento cinematográfico por si só, se não tivesse chegado às premiações. Suas qualificações técnicas e o elenco primoroso já o teriam colocado na história do cinema como um dos musicais mais detalhistas e animados.

Muita gente não sabe, mas o diretor Damien Chazelle queria filmar o musical sem muitos cortes. Ryan Gosling teve que tocar as cenas do piano em apenas uma tomada durante o primeiro dia de filmagem. John Legend comentou que sentiu ciúmes do quão rápido Gosling aprendeu a tocar.

Todas as performances de piano do filme foram gravadas pelo pianista Randy Kerber durante a pré-produção, segundo o compositor Justin Hurwitz. Depois, Ryan Gosling teve aulas intensivas de piano e, no período de gravação do filme, já era capaz de tocar todas as músicas sem o uso de dublê.

Com essa preparação toda, a história em si saiu praticamente como uma poesia na tela. Ao chegar em Los Angeles, o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

Grande vencedor da 74ª edição do Globo de Ouro, realizado em 2017, "La La Land" ganhou todos os sete prêmios a que concorreu. No Oscar, o longa ganhou o maior número de prêmios, levando seis estatuetas: melhor atriz para Emma Stone, melhor diretor para Damien Chazelle, melhor música original, melhor trilha sonora, melhor fotografia e melhor design de produção.

O musical foi indicado em 13 categorias, mas não bateu o recorde de mais prêmios em uma noite. Houve a famosa confusão no final da premiação, quando "La La Land" foi anunciado erroneamente como o vencedor de Melhor Filme, que, na verdade, foi para "Moonlight".

O filme foi filmado em seis semanas durante o verão de 2015 e trata-se mesmo de uma celebração nostálgica do cinema e da música. Inspirado em filmes clássicos como "Cantando na Chuva" (1952), "O Picolino" (1935), "Sinfonia de Paris" (1951), "Os Guarda-Chuvas do Amor" (1964), "Ritmo Louco" (1936), "A Roda da Fortuna" (1953), "The Young Girls of Rochefort" (1967) e até mesmo "Oito e Meio" (1963).

"La La Land", 2016
Direção
Damien Chazelle
Gênero Musical
Onde: Star

Entretenimento