Topo
Entretenimento

Peter Hook toca em SP o melhor de suas ex-bandas New Order e Joy Division

Peter Hook apresenta em São Paulo repertório de duas coletâneas de mesmo nome: "Substance", do Joy Division e do New Order, ambas bandas das quais ele fez parte - Medios y Media/Getty Images
Peter Hook apresenta em São Paulo repertório de duas coletâneas de mesmo nome: 'Substance', do Joy Division e do New Order, ambas bandas das quais ele fez parte Imagem: Medios y Media/Getty Images
do UOL

Colaboração para Splash, no Rio

20/06/2024 04h00

Este texto poderia começar assim: Peter Hook, ex-baixista do Joy Division, faz show em São Paulo com repertório da coletânea "Substance" (1988). Ou assim: Peter Hook, ex-baixista do New Order, faz show em São Paulo com repertório da coletânea "Substance" (1987). Qualquer que seja o início, uma coisa é certa: o show com o melhor de duas das bandas inglesas mais legais do pós-punk vai ser imperdível para os fãs de ambas.

O que aconteceu?

Peter Hook vem ao Brasil em agosto para apresentar show com repertório baseado em duas coletâneas de mesmo nome lançadas nos anos 1980 pelas suas ex-bandas Joy Division e New Order. "Substance" é a primeira coletânea do New Order, lançada em 1987, que acabou se tornando o álbum mais popular do grupo inglês; e é também o nome da compilação de singles do Joy Division, lançada um ano mais tarde.

O icônico baixista vem a São Paulo acompanhado da The Light. Ela é formada por David Potts (guitarra/vocal), Paul Kehoe (bateria), Martin Rebelski (teclados) e Paul Duffy (baixo/vocal).

O repertório vai estar repleto de hits e de clássicos. Entre eles "Bizarre Love Triangle", "Blue Monday", "Ceremony", "Perfect Kiss", "Temptation" e "Thieves Like Us", do New Order, e "Atmosphere", "Dead Souls", "Love Will Tear Us Apart", "She's Lost Control" e "Transmission", do Joy Division.

joy - Reprodução - Reprodução
As capas das coletâneas 'Substance' do New Order (de 1987) e do Joy Division (de 1988)
Imagem: Reprodução

Ainda me surpreende como é divertido tocar os LPs 'Substance'. O contraste entre Joy Division e New Order é muito aparente, mas ambos se complementam muito bem. Minha única frustração é não ser capaz de tocar mais de nossos discos a cada noite. Estou totalmente ansioso por essa fase. Peter Hook

joy - Bob Berg/Getty Images - Bob Berg/Getty Images
O New Order em 1989: a partir da esq., a tecladista Gillian Gilbert, o baterista Stephen Morris (ao fundo), o vocalista e guitarrista Bernard Sumner e o baixista Peter Hook, durante viagem em Nova York
Imagem: Bob Berg/Getty Images

O show marca a volta de Hook ao Brasil, novamente com músicas dessas coletâneas; o baixista está brigado com os outros membros do New Order. Esta será a única apresentação dele na América do Sul, em 2024, e acontece no dia 27 de agosto na Audio, em São Paulo.

Peter Hook foi co-fundador, baixista e compositor do Joy Division. O grupo teve vida curta e intensa, que durou até o suicídio de seu vocalista, Ian Curtis, em 1980.

A tragédia levou os integrantes restantes a formarem o New Order. Com novo nome, o grupo conquistou as pistas do planeta nos anos 1980, com uma mistura de rock, teclados, beats e letras depressivas.

lolla - Chris Mills/Redferns - Chris Mills/Redferns
Ao lado de Ian Curtis, Peter Hook toca baixo em show do Joy Division na Inglaterra, em 1979
Imagem: Chris Mills/Redferns

Essa não é será a primeira vez que Hook revisita a obra do Joy Division. Em 2010, o baixista celebrou a influência do grupo com show no qual o álbum 'Unknown Pleasures" foi tocado na íntegra.

joy - Chris Mills/Redferns - Chris Mills/Redferns
Peter Hook toca com o Joy Division em show na Inglaterra em 1980
Imagem: Chris Mills/Redferns

Hook ainda teve uma outra banda, a Revenge, que mudaria de nome para Monaco. Ela foi formada durante um intervalo na carreira do New Order, no final dos anos 1980, com David Potts, guitarrista que o acompanha ainda hoje, na The Light.

Peter Hook & The Light

Quando: dia 27/8, às 22h
Onde: Audio (av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, São Paulo, SP)
Quanto: a partir de R$ 120
Classificação: 18 anos.
Ingressos à venda pelo site da Ticket360.

Entretenimento