Robô humanoide se contorce tanto que até lembra o 'Exorcista'; veja imagens
Depois de aposentar seu antigo robô humanoide hidráulico Atlas, famoso por dançar e fazer movimentos de parkour, a empresa Boston Dynamics anuciou na última semana uma nova geração da tecnologia: o Atlas elétrico.
O visual dele é até diferente do modelo aposentado, mas o que chamou a atenção de muitos internautas e da imprensa estrangeira envoveu movimentos que o robô faz dignos do clássico filme "O Exorcista" (1973), com a icônica cena de uma garota se movimentando de maneira impossível para um ser humano.
O que rolou
O novo Atlas é elétrico, possui mudanças em seu design e é equipado com um anel de luz em sua cabeça, que aqui é arredondada. A versão anterior tinha um acabamento mais quadrado.
Ao compartilhar um vídeo apresentando o novo robô, a Boston Dynamics gerou um certo "pânico" em algumas pessoas. Isso porque o modelo possui partes que se movimentam de maneira giratória em 360°, fazendo com que seu corpo humanoide execute movimentos impossíveis para um ser humano. Visualmente é impressionante.
A empresa disse que decidiu fazer o novo robô se mover desse jeito, pois a tecnologia pode concluir tarefas com mais eficiência quando não é "restringido por uma amplitude de movimento humana".
Não possuir os limites humanos faz com que o Atlas tenha maior agilidade e destreza.
O modelo de 2024 foi criado para ser mais resistente e ter mais força para carregar objetos pesados, segundo a companhia.
Em sua primeira versão, o robô Atlas tinha 1,85 de altura e pesava cerca de 150 kg.