Simone: quem é a cantora que teve shows cancelados por falta de público?
A cantora Simone, 73, teve dois shows da turnê "Tô Voltando", em São José dos Campos (SP), cancelados. Segundo o site Notícias da TV, as apresentações foram canceladas porque o evento não teria atingido as vendas esperadas. A Dvulga Promoções e Eventos confirmou a decisão por meio de comunicado nas redes sociais.
Quem é Simone:
A música faz parte da vida de Simone desde a infância, em Salvador (BA). Ela cresceu escutando grandes nomes da música, como Ângela Maria, Maysa, Nora Ney, Cauby Peixoto e Elizeth Cardoso, por influência dos pais. Ela também cantava no parque de diversões da Fonte Nova em troca de ingressos.
A cantora, que é apaixonada por esportes desde criança, fez faculdade de educação física, em Santos (SP), e chegou a atuar como jogadora profissional de basquete — com direito a convocação para a Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino. Duas entorses, no entanto, afastou a artista das quadras.
A carreira profissional como cantora começou após Simone conhecer Moacir Machado, então gerente de marketing da gravadora Odeon — uma das maiores da época. Ele ficou encantado com a voz da artista e a encaminhou para um teste na gravadora. Não demorou para que ela gravasse o primeiro disco e assinar um contrato de quatro anos.
A artista construiu uma das carreiras mais sólidas da música popular brasileira. Ela já acumula mais de 30 discos, sendo que o mais recente, "Da Gente", foi lançado no ano passado. Além de contar com inúmeras canções em trilhas sonoras de novelas e séries na TV Tupi, Globo, Band, TV Manchete e SBT.
Algumas músicas marcam a trajetória da artista, como "Então é Natal", "Começar de Novo", "Jura Secreta" e "Cigarra", sendo que essa última é apontada pela crítica como um exemplo da versatilidade da artista diante de diferentes expressões artísticas.
"Então é Natal" virou sinônimo de Simone, embora esteja longe de definir a carreira da estrela. A canção, que faz parte do álbum "25 de Dezembro", se transformou em uma tradição natalina. A música é uma versão de "Happy Xmas (War is Over)", de John Lennon.
Se reclamar da música também já se tornou habitual, a cantora afirma que não se importa com opiniões que desprezam o que é popular e faz sucesso. "Sou uma pessoa desprovida de preconceitos, se é branco, preto, amarelo, se a música é brega, se é samba, funk, valsa. Eu gosto de ouvir", disse a cantora, em entrevista ao Papo de Segunda, do GNT, em 2020.
A carreira de Simone é marcada por diversos momentos de sucesso e reconhecimento. Um dos períodos de maior destaque, porém, aconteceu durante a década de 1970.
A cantora ganhou notoriedade nacional e internacional ao ganhar o Festival Internacional da Canção, em 1975. Ela também lançou uma série de álbuns e músicas, durante os anos de 1970 e 1980, que entraram para a história da MPB.
Atualmente, a artista celebra os 5O anos de carreira com a turnê "Tô Voltando". O repertório conta com canções clássicas, como "O que Será (À Flor da Terra), de Chico Buarque, "Começar de Novo", de Ivan Lins e Vitor Martins e "Tô Voltando", de Maurício Tapajós e Paulo César.