Topo
Entretenimento

Morre Gil Rocha, jornalista e diretor da CBN Curitiba, aos 63 anos

Gil Rocha foi jornalista e reconhecido comentarista esportivo no Paraná - Reprodução/ RPC/ TV Globo
Gil Rocha foi jornalista e reconhecido comentarista esportivo no Paraná Imagem: Reprodução/ RPC/ TV Globo
do UOL

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/07/2023 15h13Atualizada em 01/07/2023 20h43

O jornalista e diretor de Jornalismo da CBN Curitiba, Gil Rocha, morreu na noite de ontem aos 63 anos em decorrência de uma parada cardíaca. Ele teve complicações após um procedimento cirúrgico, em Curitiba.

A morte foi anunciada oficialmente pela CBN na manhã de hoje.

O jornalista foi submetido a uma angioplastia e morreu de parada cardíaca, comunicou o SindijorPR (Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Paraná), que disse ainda que Gil Rocha teve "uma vida dedicada ao jornalismo esportivo."

"Durante os 10 anos em que trabalhei com esporte, na Gazeta do Povo, estive ao lado do Gil Rocha em vários momentos, como campeonato brasileiro, copa do mundo e muitos outros. É uma perda irreparável para o jornalismo, especialmente o jornalismo esportivo, que era sua grande paixão", lamentou Célio Martins, presidente do SindijorPR e vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

O Globo Esporte no Paraná começou com uma homenagem ao comentarista esportivo pela apresentadora Nadja Mauad: "É um programa difícil", inicia ela, emocionada. O programa foi inteiramente dedicado a ele.

O Gil foi a cara do Globo Esporte por 33 anos. Voz forte, seu jeito único de se comunicar. Tinha um olhar clínico para a história e a sua história e a do Globo Esporte, se entrelaçam de uma maneira única. Ele foi professor de tanta gente que por aqui passou. Se eu estou aqui hoje, é porque ele me deu uma oportunidade. E não foi só para mim, foi para tantos profissionais que por aqui passaram, que tiveram no Gil um colega, um mentor, Nadja Mauad, do Globo Esporte Paraná

O velório ocorreu até às 14h30 na capela Vaticano, em Curitiba, e o sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, às 16 horas, informou a esposa Ana Zimmerman.

Quem foi Gil Rocha?

Natural de Siqueira Campos (PR), Gilberto Rocha Manoel, mais conhecido como Gil Rocha, começou a carreira ainda na adolescência, aos 15 anos, em 1975, na Rádio Paiquerê, de Londrina (PR). Ele fazia radio-escuta, atividade em que auxiliava os colegas na apuração de resultados de jogos esportivos.

1 - Reprodução/ Instagram @anazimmerman - Reprodução/ Instagram @anazimmerman
Gil Rocha ao lado da esposa, Ana Zimmerman; os dois trabalharam juntos na RPC
Imagem: Reprodução/ Instagram @anazimmerman

Seis anos depois ele se forma em Jornalismo pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 1981.

Sempre atuando no esporte, ele foi contratado como repórter da RPC, afiliada da Globo no Paraná. Também passou pela TV Coroados e TV Paranaense.

Participando de coberturas importantes do futebol paranaense, ele cobriu Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, incluindo o tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994.

Gil Rocha assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba em novembro de 2021 e comandava a rádio desde então.

Ele deixa a esposa, a jornalista da RPC Ana Zimmerman, e três filhos, Lucas, João e Pedro.

Entretenimento