Topo
Entretenimento

5 filmes brasileiros com cenas verdadeiras (ou quase reais) de sexo

Cenas dos filmes "Reforma" e "O Olho e a Faca" - Reprodução
Cenas dos filmes "Reforma" e "O Olho e a Faca" Imagem: Reprodução
do UOL

De Splash, no Rio

24/06/2023 04h00

Cenas de sexo e nudez ainda podem ser vistas como tabu no Brasil, mas curtas e longas-metragens brasileiros desafiam esse conservadorismo.

Algumas produções trazem cenas de sexo que são reais — os atores se masturbaram ou fizeram penetração para valer — enquanto outras parecem de verdade graças a jogos de câmera, técnicas de direção e atuação.

O diretor pernambucano Fábio Leal enxerga que o tabu em torno da nudez é sazonal, principalmente na TV. Ele lembra que cresceu nos anos 90 com novelas explorando a nudez femininas. "Lembro de uma novela chamada 'Pátria Minha' e Vera Fischer olhar os seios no espelho. Era quase sempre nudez feminina, homem mostrava, no máximo, o bumbum".

Para ele, na TV estrangeira, a nudez é mais natural há algumas décadas, citando exemplos como "Sex and The City" e "OZ". No Brasil, essa naturalidade é da sétima arte. "O cinema brasileiro, sim, explora a nudez masculina há algum tempo", pensa.

Confira 5 filmes brasileiros com cenas verdadeiras (ou quase reais) de sexo:

Reforma (2018)

Fabio, que lançou "Reforma" em 2018, conta a Splash que o curta nasceu da vontade de colocar o corpo gordo em um lugar de desejo e debater o preconceito contra corpos fora do padrão. "Existem corpos que são hiperssexualizados como o corpo negro e corpos dessexualizados como corpos gordos", reflete.

O curta traz cenas de nudez masculina e masturbação real. Ele, que também é o roteirista e o ator principal, contou que a sugestão partiu do ator que dividia a cena com ele.

"O (ator) Paulo Cesar me perguntou: 'Você quer que te masturbe?' logo antes de gravar. Eu respondi: 'Faça o que tiver vontade'. Ele me masturbou pos 15 segundos e isso, talvez, deu a ilusão de que todas as cenas foram reais no filme"

"Reforma" ganhou o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator no Festival de Brasília e Melhor Curta, Diretor e Roteiro no Mix Brasil. Está disponível no Embaúba Play.

Os atores Fábio Leal e Paulo César Freire em "Reforma" (2018) - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Reforma" (2018)
Imagem: Reprodução

Seguindo Todos os Protocolos (2022)

Fabio também é roteirista, diretor e ator do filme que narra as vivências sexuais de um homem gay durante a pandemia da covid-19. Assim como em "Reforma", as cenas de sexo são realistas, mas não há alguma cena com sexo para valer.

No papo com Splash, Fabio disse quais são os desafios de gravar cenas com nudez. "A minha preocupação maior é que os colegas me vejam como o ator, não como diretor. Existe muito diálogo e sinceridade, quase como uma dança. Os outros atores que me mostram o limite."

"Desde o processo de casting, eu aviso que filmo as cenas dessa forma natural porque, no geral, o sexo é pouco explorado, ou explorado numa perspectiva pornográfica, ou quase esquecido, parece que tem que ter segundos."

O filme, eleito um dos melhores filmes brasileiros de 2022 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, está disponível para aluguel e compra no Itunes e Google Play.

Cena do filme Seguindo 'Todos os Protocolos' - Reprodução - Reprodução
Cena do filme Seguindo 'Todos os Protocolos'
Imagem: Reprodução

Cama de Gato (2002)

Três adolescentes de classe média alta fazem uma noite de festa, incluindo sexo selvagem, estupro, drogas e um assassinato acidental. Esse é o pontapé do filme dirigido por Alexandre Stockler que chocou com cenas de sexo no início do ano ao passar por festivais.

"Numa cena, o personagem interpretado por Caio Blat faz sexo oral numa colega de escola, com um realismo capaz de colocar em dúvida se na longa cena de estupro, praticado logo depois por ele e outros dois amigos, houve ou não penetração", escreveu a agência Reuters em 2002.

Em 2022, ele falou sobre ter feito nu frontal excitado no cinema. "Teve um sentido profundo naquela época. Eu era um galãzinho romântico da TV. E isso me incomodava. Hoje não preciso mais disso", disse a Quem.

Caio Blat protagonizou cenas quentes em filme independente - Reprodução - Reprodução
Caio Blat protagonizou cenas quentes em filme independente
Imagem: Reprodução

O Olho e a Faca (2019)

"O Olho e a Faca" aborda dilemas masculinos na vida afetiva e profissional. Traz Rodrigo Lombardi como trabalhador de uma plataforma de petróleo que hesita sobre uma promoção por medo de ser armadilha. O elenco ainda traz Débora Nascimento, como uma amante fogosa.

Os dois protagonizam cena de sexo intensa que, graças aos jogos de câmera e trabalho de edição, parece bem realista. Filme do diretor Paulo Sacramento está disponível no Globoplay.

Cena do filme "O Olho e a Faca" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "O Olho e a Faca"
Imagem: Reprodução

Nova Dubai (2014)

Já em "Nova Dubai", filme do diretor Gustavo Vinagre que percorreu festivais, não há dúvida quanto às cenas explicitas. O filme ultrarrealista mostra Gustavo, que também é o ator principal, fazendo sexo em lugares públicos com diferentes personagens.

Os enquadramentos deixam claro que são os próprios atores praticando relações sexuais. A penetração, o sexo oral, o beijo grego e outras cenas explícitas não simuladas. É tudo para valer. Está disponível no Embaúba Play.

Entretenimento