Sr Titanic: um dos sumidos em submersível é o maior conhecedor do naufrágio
Um dos tripulantes do submersível Titan, desaparecido desde segunda-feira, é Paul-Henry Nargeolet. Ele é considerado nada menos que o maior especialista que há sobre o naufrágio do Titanic no mundo, tendo experiência em diversas expedições e aparições em documentários para falar do navio. Ele e mais quatro pessoas estão sumidos no oceano Atlântico.
Paul tem 77 anos e participou de três documentários sobre o navio, em que um contou com a presença do cineasta James Cameron, diretor do grande sucesso de 1998 sobre o mais conhecido naufrágio da história.
O especialista é conhecido como "Sr. Titanic", foi comandante da Marinha francesa e liderou pelo menos 30 excursões aos destroços do navio.
O Titanic é um oásis em um imenso deserto. Nargeolet, ao Le Monde
A confirmação da presença do especialista no submarino se deu por meio de uma publicação em rede social. Hamish Harding, bilionário britânico que também está no submarino, avisou que Paul estaria no grupo que viajou na expedição até o local do naufrágio. O mergulhador Larry Daley afirmou que o francês se organizava para participar desta expedição turística.
Documentários que o especialista esteve presente. No documentário, "Titanic: Anatomy of a Disaster" (Anatomia de um Desastre, em tradução livre), de 1997, Paul participa como líder da expedição ao naufrágio. Em seu currículo também consta o documentário "Titanic: The Answers From the Abyss" (As Respostas do Abismo), de 1999, e esteve como conselheiro na série "Expedição Fundo do Mar", de 2021.
A primeira expedição de Paul aos destroços do navio aconteceu em 1987, com o objetivo de recuperar objetos. O especialista jajudou recuperar 5 mil peças do naufrágio.
Se você está a 11 m [de profundidade] ou a 11 km, caso algo ruim aconteça, o resultado é o mesmo. Nargeloet, sobre os perigos das expedições
Nargeolet é um dos diretores da RMS Titanic, empresa que tem os direitos para visitar o local do naufrágio. A companhia afirma que 30 milhões de pessoas já viram suas exibições de peças do Titanic.
Ele foi casado com a jornalista Michelle Marsh, que morreu em 2017, mora em Connecticut e tem dois filhos adultos e um neto.