Marvilla chama atenção de Gabriel por falar criado-mudo. Termo é racista?
A cantora Marvvila chamou a atenção de Gabriel após o brother usar a palavra "criado-mudo" e informou que era um termo racista.
Ela não chegou a explicar o motivo. Mas qual a razão de "criado-mudo" ser considerado racista?
Existem versões contraditórias. O nome da mesa de cabeceira viria de um dos papéis desempenhados pela criadagem dentro de uma casa: o de segurar as coisas para seus senhores. Como o empregado não poderia fazer barulho para atrapalhar os moradores, ele era considerado mudo.
Essa suposta origem da palavra foi usada em uma campanha do Dia da Consciência Negra de uma loja de móveis em 2019, que mudou o termo para "mesa de cabeceira".
Uma outra versão diz que criado-mudo poderia ter uma origem na palavra americana "dumbwaiter" (criado-mudo, em inglês). A palavra faz parte do dicionário de língua inglesa desde 1749.
Já no Diccionario da Lingua Portugueza de Antônio de Moraes Silva, de 1890, o objeto era chamado de é "donzella", sem referência a criado-mudo.
Em ambos, "criado" não é sinônimo de escravizados. Pesquisas mostram que naquele período a palavra "criado-mudo" muito provavelmente não era utilizada com o significado de hoje.