Faça você mesmo! Ideias para decorar a casa na Copa sem cair na mesmice
Torcendo pelo hexa, todo fã de futebol e até os que não são tão fãs assim já miram os jogos da Copa do Mundo, que começaram ontem, no Qatar.
E se tem bola rolando, tem gente reunida para acompanhar as partidas. Para garantir o clima animado, nada melhor do que decorar a casa a fim de receber os amigos.
O bom é que ninguém precisa se limitar às onipresentes bandeirinhas verdes e amarelas.
A seguir, um time de profissionais dá dicas para trazer mais graça a qualquer ambiente.
De quebra, trazemos ideias práticas para você se inspirar.
Aposte em balões
Se tiver habilidade para criar aqueles arcos incríveis com balões, não tenha dúvidas de apostar nesta ideia. Mas há outra maneira bem mais fácil de explorar as bexigas, adotadas para enfeitar o teto. É possível elaborar desenhos (como a bandeira brasileira), apenas intercalar as cores principais ou mesmo customizar as bolas.
Segundo a criadora de conteúdo Gisele Guedes, conhecida como Buba DIY, há duas maneiras de adotar essa decoração. A primeira é recorrer ao gás hélio que garantem a flutuação dos balões, bastando adotar fitinhas na ponta para um efeito mais lúdico.
Na falta do gás especial, pode-se recorrer ao enchimento tradicional, adotando-se pequenos pedaços de fita dupla-face ou mesmo fita crepe (fazendo um "rolinho" para unir os lados) que permitam grudar a bola no teto.
Caso tenha à mão bexigas de uma única cor, a sugestão é dar cara nova com pequenas bolinhas adesivas pelo lado de fora. "Se o balão for azul, pode-se adotar o adesivo e o fitilho na cor amarela. Se for amarelo, é só decorar com outra cor", ilustra Gisele.
Paredes enfeitadas
Todo canto disponível na casa pode, ou melhor, deve receber décor especial, rendendo bons "fundos" para as fotos da turma. Vale cobrir toda a altura das paredes ou apostar em painéis que ocupem metade da divisória.
Uma maneira fácil de fazer isso é montar varais com cordões criativos. "Pode-se usar o varão da cortina para prendê-los", diz Buba DIY. Ou, ainda, simplesmente grudar os cordões lado a lado, com fita dupla-face, formando um efeito cascata;
Vale recortar estrelas, hexágonos, bolas ou qualquer outro formato em papel off-set, em tamanhos distintos, juntando-os com fio de nylon. Correntes com anéis feitos com papel mais fino (sulfite colorido é uma boa) também criam efeito atraente.
Para trazer mais graça à qualquer produção, outra ideia é pendurar fios de minilâmpadas (aquelas de Natal mesmo) entre as colunas decorativas - funciona até mesmo entre faixas de papel crepom, bem fáceis de serem feitas.
Flores e frutas
A aposta do "faça você mesmo" chega à montagem de arranjos com flores e frutas. No grupo plantas, há dezenas de possibilidades, diante da enorme quantidade de flores amareladas - rosa, gérbera, crisântemo, margarida, girassol e lírio são algumas delas.
Para o verde, quase nem precisa pensar muito em alternativas, mas a paisagista Daiana Devitte, da Rio Plantas, sugere usar o arbusto croton brasileirinho, que mescla o verde e o amarelo. "Mais brasileiro que isso, impossível! Ele pode ser usado em jarros pequenos para decorar a casa", diz.
Frutas igualmente rendem arranjos e combinações interessantes para quem quer algo mais imprevisível. Maçã-verde, pera, goiaba, carambola, laranja, limão (tahiti e siciliano), nêspera, physalis são opções que trazem as cores do Brasil naturalmente para mesas e aparadores. "Pode colocar frutas amarelas e verdes em uma fruteira e posicioná-la na mesa de centro ou do lado do sofá", sugere a arquiteta Cristiane Schiavon.
Aliás, os cítricos, inteiros ou fatiados, podem ser usados na base de vasos com flores, garantindo um visual bem interessante.
E na falta de vasos, garrafas de vinho vazias são ótimas para acomodar arranjos, na opinião da paisagista Rayra Lira, da J. Lira Green Life. Para combinar, ela recomenda ramos de camarão amarelo, alamanda, evônimo e pingo-de-ouro.
Lousa para o placar
Que tal anotar quantos gols cada time faz, assim como os autores das jogadas? Para isso, a arquiteta e designer Elaine Gonzales, da Umm Arquitetura de Interiores, sugere improvisar uma lousa personalizada.
"Basta selecionar a parede de sua preferência, limpá-la e aplicar tinta própria", explica. Mas também dá para usar uma lousinha móvel, comumente adotadas como brinquedo infantil.
O miniquadro negro serve ainda para anotar apostas e bolões, brincadeira típica dos dias de jogos. Ah! Giz verde e/ou amarelo garantem um toque mais divertido à intervenção.
Velas aromáticas
Imagine fazer uma decoração bonita e ainda garantir um cheiro delicioso na casa? As velas aromáticas, não tão difíceis de serem preparadas, são aposta de Elaine Gonzales, pois proporcionam um charme a mais na décor. "Aposte em tamanhos diferentes, explorando o amarelo, o dourado, o azul e até o verde", diz.
Plaquinhas divertidas
Como fotos não podem faltar, mais uma alternativa artesanal é confeccionar plaquinhas engraçadas como frases variadas para que os convidados tirem fotos durante os jogos. "Pode escrever 'Gooooool', 'A Copa é nossa', 'Vai, Brasil!', 'Já ganhou' e 'É campeão!'", sugere Buba DIY.
Detalhes tão pequenos
Pensar na decoração da casa para curtir os jogos com boas companhias inclui ideias simples, que garantem resultados sutis e, ao mesmo tempo, graciosos. Já considerou amarrar fitinhas finas de cetim nos pares de talheres? O visual final agrada aos olhos.