Castração x estupro: o que mudou na cena de Tenório e Alcides em 'Pantanal'
A reta final de Pantanal já está no ar e cenas aguardadas do remake também já estão sendo exibidas, como a vingança de Tenório (Murilo Benicio) contra Alcides (Juliano Cazarré).
No capítulo de ontem, o latifundiário sequestrou Alcides e Maria (Isabel Teixeira) após flagrar os dois na cama de um galpão de sua fazenda.
Para se vingar, ele cometeu uma maldade, mas a cena deixou uma dúvida surgiu em telespectadores que comentavam a novela na web: Alcides foi estuprado ou castrado por Tenório? A dúvida é justa porque houve uma mudança em relação às cenas exibidas em 1990 e 2022.
Na versão original, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Alcides foi castrado, enquanto na versão atual, adaptada por Bruno Luperi, a narrativa evidencia um estupro. Em comum nas duas versões, o sofrimento de Maria ao presenciar a maldade e sequências de violência que dividiram opiniões nas redes sociais.
A versão de 2022
Ao flagrar Alcides e Maria, Tenório apontou uma arma em direção a eles, além de desarmar Alcides, que tinha uma faca na cintura. O grileiro disse que era a hora da vingança. "Achou que poderia desfrutar da minha terra como desfrutou da minha mulher?", disparou Tenório.
Depois, ele levou os dois para a tapera de Juma e manteve os dois amarrados. Lá, os Tenório e Alcides trocaram insultos e relembraram a morte do pai de Alcides. Tenório também foi chamado de corno.
"Você vai pagar muito caro. Vou fazer com você o que se faz com o touro que come a vaca do outro. Eu vou lhe capar Alcides", disse Tenório, enquanto Maria pedia para Tenório parar com a tortura.
"Me dê uma razão para não capar ele?", perguntou Tenório. "Eu amo ele... Gosto como nunca gostei de mais nada na vida. Tenório, se for fazer essa barbaridade com ele, me mata primeiro", respondeu Maria.
Na sequência, o grileiro afirmou que não faria "essa barbaridade", mas, sim, algo muito pior. Ele desamarrou Maria e a levou para fora da tapera. Dentro do casebre, Tenório, então, espancou e estuprou o ex-capanga. A cena levou cinco horas para ser gravada, segundo o Gshow.
"Agora, sou eu que estou namorando", gritou Tenório enquanto cometia a maldade. O telespectador escutou apenas os gritos de Alcides enquanto via o sofrimento de Maria fora da tapera. O momento do estupro não foi exibido literalmente no ar.
Na cena seguinte, os três apareceram na beira do rio. Questionado, Tenório disse que não mataria Alcides. "A minha vingança vai ser deixar você vivo para você aprender o que acontece com quem se atreve às minhas coisas", respondeu o grileiro.
Alcides, então, disse que vai revidar e vai matá-lo. "Você vai pagar pelo que cê fez", anunciou o namorado de Maria. "Você vai ter coragem de contar (sobre o estupro) pro seu patrão, pros seus amiguinhos de lida, vai ter coragem de contar o que aconteceu?", retrucou Tenório, enquanto Alcides chorava e era consolado por Maria.
Como aconteceu em 1990?
Após encontrar Alcides e Mara, Tenório ameaçou matar os dois e os manteve amarrados. Após anoitecer, ele revelou a intenção de castrar o peão. Desesperada, Maria suplicou ao ex-marido para que não mutilasse Alcides e disse que está disposta a lhe devolver as terras do Sarandí. "Não faz isso, pelo amor de Deus", pediu Bruaca.
"Você deveria ter pensado nisso antes de se deitar com esse peãozinho de merda", respondeu Tenório, antes de atacar o peão com um golpe em suas partes íntimas, causando dor e grito em Alcides.
O fazendeiro ainda ameaçou jogar o ex-peão no rio para ser devorado pelas piranhas se Bruaca não se deitar com ele mais uma vez, estuprando a ex-mulher. A violência física contra Maria não aconteceu na versão atual.
Diferente da cena de 2022, em 1990, Tenório foi embora com a arma e o barco deles, deixando Bruaca e Alcides na tapera de Juma. Triste, o peão disse a Bruaca que não queria continuar vivo. Ela, por sua vez, estava decidida a matar o ex- marido.
Desnorteados, eles voltam para a fazenda e decidem não contar a verdade para ninguém. Diante de todos, eles afirmam que foram atacados por uma onça e que o barco foi levado pela correnteza.