'Tá barato': Aos 84, ela virou influencer mostrando suas compras de luxo
Maria Berklian é filha de mãe e pai armênios, que vieram para o Brasil nos anos 1920 fugindo do genocídio promovido pelo Império Turco-Otomano e que assassinou cerca de 1,5 milhão de pessoas entre 1915 e 1923. A garota humilde, que chegou a trabalhar como feirante e costureira para ajudar no sustento da família, 84 anos após o seu nascimento tornou-se um sucesso na internet, sendo conhecida como a "Rainha do Brasil", em mais um caso de celebridade instantânea do TikTok. Por lá, ela, seu perfil já conta mais 1,1 milhão de seguidores e 15 milhões de curtidas.
Na rede social, ela esbanja simpatia e muito luxo, algo que poderia fazer com que outras famosas soberanas, como Grace Kelly (1929-1982), princesa de Mônaco, ficassem encantadas com a ostentação de tantas marcas. O valor desses mimos todos pouco importa.
"Tá barato, né?", ela costuma dizer ao ouvir os preços, sejam eles de um prato de plástico dourado em uma loja de produtos populares ou de acessórios e roupas de grifes como Prada, Balenciaga e Dolce & Gabbana, que podem alcançar o valor de R$ 100 mil. Em uma compra em um shopping de São Paulo, ela gastou mais de R$ 200 mil em um relógio e um anel.
Atitudes como essa, em momentos de crise econômica brasileira e mundial, poderiam enfurecer muitos de seus seguidores. Mas, até o momento, a maior parte dos "súditos", quer dizer, seguidores de Maria, parece enaltecê-la. "Ela é linda", "vida longa à rainha" e "que vó mais fofinha do mundo" são alguns comentários deixados em seu perfil no TikTok. Há, claro, quem também não perde a oportunidade de fazer pedidos como iPhones e casas ou lamentar não fazer parte de sua família.
Universa conversou com um dos netos de Maria, Eduardo, 26 —por causa do sucesso, ela já deu algumas entrevistas e, diz o rapaz, por causa da idade da avó, prefere poupá-la. Por isso, repassava as dúvidas da reportagem para a simpática senhora, que respondeu a todas as questões de bom grado.
Não se engane: Maria ralou bastante até ter a vida privilegiada das redes sociais
Nem sempre a vida de Maria foi "digna de rainha". Ela conta que ralou bastante antes de ter a vida privilegiada exibida nas redes sociais. Ainda na adolescência, trabalhou como costureira e feirante, até conhecer o marido, Sarkis Berklian, com quem se casou aos 18 anos —em um casamento arranjado.
Diferentemente da cerimônia de casamento da inglesa Elizabeth II, que teve 2.000 convidados na Abadia de Westminster, em Londres, e foi acompanhada por cerca de 30 milhões de telespectadores em uma transmissão ao vivo, o casamento de Maria e Sarkis contou com "apenas" 200 pessoas, entre familiares e amigos.
Uma fofoca digna de ser manchete no tabloide escrito por Lady Whistledown, da série da Netflix "Bridgerton", que se passa à época da monarquia de Rainha Charlotte (1744-1818), apimentou o enlace dos dois. Sarkis, anteriormente, ficara noivo de outra mulher, mas acabou não gostando muito da moça. Como não tinha muito dinheiro na época, o anel que lhe daria acabou sendo o mesmo usado para o noivado com Maria. Ela, quando descobriu, jogou o anel fora.
Dupla com marido tornou a família milionária
Apesar do caso curioso, Maria e Sarkis foram muito felizes juntos durante 40 anos. E isso tanto na vida pessoal quanto profissional: foi ela quem ajudou o marido a montar uma rede de supermercados, cuja venda rendeu a compra de imóveis e prédios comerciais, de onde vem a sua renda. Viúva desde 1996, nunca mais se relacionou com nenhum outro homem. O casal teve três filhas.
Embora não tenha tido a oportunidade de fazer um curso universitário —estudou somente até a quarta série do ensino fundamental—, ela fez questão de que as três herdeiras estudassem em bons colégios, fizessem cursos de línguas estrangeiras e se formassem: enquanto Clarice, 56, é nutricionista, Sueli, 63, e Claudia, 53 são administradoras.
Com as filhas, foi uma mãe rígida, mas, com os seis netos ela pega mais leve. A ideia dos vídeos do TikTok partiu de Eduardo.
Tristeza da avó fez neto começar a filmá-la
Em meio à pandemia do coronavírus, Eduardo percebeu a avó mais quieta, impossibilitada de caminhar livremente e fazer as atividades de que mais gostava de fazer: passear, fazer suas compras. Queria algo que pudesse distraí-la do fato de precisar ficar em casa —Maria mora na zona norte paulistana, em São Paulo, com uma das filhas, o genro, dois de seus netos e alguns empregados.
Maria adora viajar e já teve a oportunidade de visitar países de todos os continentes. Ela também gosta de comer em bons restaurantes e, como indicam os vídeos do TikTok, passear em shoppings. As principais companhias são as duas irmãs e o irmão. Com Ana, 81, Maria já viajou bastante; com Michel, 80, se diverte com a animação dele. Já Lúcia, a caçula, com 73 anos, foi casada com o irmão de Sarkis: dela, Maria não recusa a coxinha preparada com carinho.
Com a diminuição dos casos de covid, a reabertura dos espaços público e a vacinação, Maria voltou a circular. Mas, se antes passava despercebida, atualmente é parada nos lugares que frequenta por seus fãs. Além disso, emissoras de TV passaram a procurá-la para que sua história fosse contada. Se sua vida fosse transformada em filme, a exemplo do que aconteceu com Rainha Elizabeth II e Princesa Diana, Maria confessa que adoraria ter a atriz e apresentadora Adriane Galisteu como intérprete de sua trajetória.