Desfiles de escolas de samba do Rio inspiram produção de nova série
Já se encontra em fase de produção uma nova série do canal Prime Box Brazil, "Cinema de Enredo", que tem criação, argumentos e direção de Luiz Antônio Pilar e reúne no elenco Antônio Pitanga, Rocco Pitanga, Elisa Lucinda, Aisha Jambo, Gisele Itiê, Nando Cunha, Noêmia Oliveira, entre muitos outros.
Com estreia marcada para 2020, o trabalho aposta em "contos livres inspirados em histórias e personagens icônicos de sambas-enredo das Escolas de Samba do Rio de Janeiro".
Dividida em 10 episódios, "Cinema de Enredo" busca atender a diferentes gêneros dramáticos, tais como comédia, drama, farsa, tragédia, romance, tragicomédia e pastelão. Serão mais de 150 atores, sendo 80% deles profissionais negros.
Na lista dos sambas-enredo que inspiram os episódios estão Meu pé de laranja lima, da Mocidade Independente de Padre Miguel, de 1970; Oferendas, da Unidos da Ponte, de 1984; Yayá do Cais Dourado, samba de Martinho da Vila para Vila Isabel, no ano de 1964; Lapa em três tempos, da Portela, de 1971; Pra tudo se acabar na quarta-feira de cinzas, da Vila Isabel, de 1984; Um herói, uma canção, um enredo, da União da Ilha do Governador, de 1985; A Morte da Porta-estandarte, de 1975,da Imperatriz Leopoldinense; Cama, Mesa e Banho de Gato, da Unidos da Tijuca, de 1986; O Amanhã, da União da Ilha do Governador, de 1986; e E Verás que Um Filho Teu Não Foge a Luta, da Império Serrano, em 1996.
*Colaborou José Carlos Nery