"Joselito" aposenta camisa que usou por 18 anos: "Resistiu a tiros e suor"
Joselito, personagem mais sem noção de Hermes & Renato, passará pela mudança mais importante desde o surgimento do grupo de humor, há 20 anos. E será no visual. Seu intérprete, Adriano Silva, anunciou que aposentará a camisa xadrez que usa desde 2001. Em sua rede social, ele surpreendeu os fãs ao revelar que o modelo era único.
Ao UOL, o humorista conta que decidiu aposentar a camisa preservá-la. Nas últimas duas décadas, ela foi lavada, costurada e remendada para dar sequência às gravações. Embora parecesse inteira na foto publicada por Adriano no Instagram, a peça está quase se destruindo.
"Ela está se dissolvendo, está toda arrebentada. São 18 anos. Já suei, rolei, caí do chão. Não tenho mais noção de quantas cenas fiz com a camisa e ela sobreviveu", afirma o ator, que lembra a gravação que mais detonou a roupa, para o canal pago FX.
"Em uma cena, o Joselito tomava tiros, e eu usei espoletas para dar o efeito da camisa furando com o tiro e saindo sangue. Tiveram que fazer um rasgo pequeno, mas a costura foi mal feita porque os cinco furos ficaram bem grandes. Ficou mais judiada ainda. Está horrível", recorda.
Adriano ainda usa a camisa no teatro, em shows e baladas onde ataca de DJ com o grupo de humor, mas ele pretende guardá-la assim que conseguir um modelo parecido.
"Minha vontade é reunir o máximo de material possível de todos os anos, figurinos, cenários, e um montar uma exposição. É um acervo histórico. Se não der, vou querer enquadrar e ter essa peça em casa, como recordação minha para a eternidade. Rivaldo e Ronaldo têm as camisas deles na Copa enquadradas. Vou ter a minha também", compara.
A camisa integrava o acervo da MTV, onde Hermes & Renato alcançaram o sucesso, e foi usada por Adriano para se parecer ainda mais com o modelo usado pelo verdadeiro Joselito, que mora em Petrópolis (RJ) e inspirou o humorista a criar o personagem "que não sabe brincar" e alopra todos a sua volta --nem a mãe ele perdoa.
"Ela não serve mais em mim como servia no começo. Não por eu ter engordado, mas pelo comprimento. Preciso de uma nova porque ter uma só dá trabalho. Fazemos até três shows em um dia, ela fica muito suada. E chega uma hora que você também precisa dar uma renovada. Muita gente não acreditava que realmente era uma peça única", diz Adriano.