Andy Anderson, ex-baterista do The Cure e de Iggy Pop, morre aos 68 anos
Andy Anderson, baterista de estúdio que acompanhou diversas bandas e artistas, incluindo The Cure e Iggy Pop, morreu aos 68 anos, nove dias após assumir publicamente estar sofrendo de um câncer terminal, que se espalhou por vários órgãos. O tecladista Lol Tolhurst, um dos fundadores do Cure, confirmou a notícia nas redes sociais.
"Andy Anderson era um verdadeiro cavalheiro e um grande músico com um senso de humor que ele manteve até o fim, um testemunho de seu belo espírito em sua última jornada. Somos abençoados por tê-lo conhecido."
Natural de West Ham, na região metropolitana de Londres, Andy Anderson começou a se destacar na música nos anos 1970, na cena do rock progressivo britânico. Na época, ele chegou a integrar o grupo Sphynx and Inner City Unit e a banda do guitarrista Steve Hillage.
Técnico e eclético, ele entrou no The Cure em 1983, quando Lol Tolhurst decidiu trocar a bateria pelo teclado, sendo creditado em álbuns como "Japanese Whispers" (1983), "The Top" (1984) e "Concert" (1984). O músico deixou a banda em meados dos anos 1980.
Ao longo das décadas, Anderson colaborou ativamente nas cenas do rock, punk e pós-punk do Reino Unido, acompanhando nomes importantes como Iggy Pop, The Glove, Glen Matlock (Sex Pistols) e Mike Oldfield, entre vários outros.