Topo
Entretenimento

Pintura misteriosa: conheça a história do quadro "O Velho Pescador"

Pintura de Tivadar foi feita em 1902 - Reprodução / Facebook
Pintura de Tivadar foi feita em 1902 Imagem: Reprodução / Facebook

Do BOL, em São Paulo

04/07/2018 19h53

O pintor húngaro Tivadar Kosztka Csontváry, nascido em 5 de julho de 1853, em Sabinov (hoje região da Eslováquia), entrou para a história como um dos primeiros pintores de seu país a se tornar reconhecido na Europa. 

Um dos quadros mais famosos do pintor é "O Velho Pescador". Pintado em 1902, o quadro esconde um mistério que só foi descoberto após a morte de Tivadar, em 1919. 

Veja também:

Ao colocar um espelho exatamente no centro da pintura, a imagem refletida pode ser a de Deus, ou o Diabo, dependendo de qual lado o espelho é colocado. 

Estudiosos acreditam que a intenção de Tivadar foi retratar como o bem e o mal fazem parte da natureza humana, estando presente mesmo em um único homem. 

Tivadar - Reprodução/Picasa / Montagem/BOL - Reprodução/Picasa / Montagem/BOL
Com o espelho colocado no centro da pintura, o reflexo faz a imagem de Deus aparecer do lado esquerdo; virando o espelho para o outro lado, surge a imagem do Diabo
Imagem: Reprodução/Picasa / Montagem/BOL
Atualmente, o pintor é reconhecido como um dos maiores artistas da Hungria, e seus quadros estão espalhados por museus e galerias de todo o país.

Em dezembro de 2006, o quadro "Encontro" foi comprado por um entusiasta anônimo por 1 milhão de euros, se tornando a obra de maior valor do artista húngaro. 

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

Entretenimento