Topo
Notícias

Parcelamento e ícones no agendamento: As novidades do Pix em 2025

App bancário com ícone de Pix - Bruno Peres/Agência Brasil
App bancário com ícone de Pix Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

03/04/2025 17h09

O BC (Banco Central) anunciou hoje que uma nova modalidade do Pix será liberada a partir de setembro: é o Pix Parcelado. Novidade vai permitir tomada de crédito pelo pagador para permitir que uma transação seja paga de forma parcelada. Além disso, a partir de outubro, bancos devem oferecer novo sistema que permite devolução do Pix em caso de fraudes.

O que aconteceu

Pix Parcelado deve estar disponível para população e lojistas a partir de setembro. Segundo Banco Central, funcionalidade deve permitir que uma transação seja parcelada, por meio de um crédito que será tomado pelo usuário pagador. Quem receber uma transação como essa terá acesso a todo valor de forma instantânea. Ainda conforme o BC, o Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

A partir de 1 de outubro, bancos devem disponibilizar um sistema de autoatendimento para o MED (Mecanismo Especial de Devolução). Ferramenta, que é utilizada para fraudes, golpes e crimes, permite a contestação de transações Pix. O objetivo do autoatendimento, segundo o Banco Central, é garantir esse acesso de forma mais simples e intuitiva, diretamente pelo aplicativo dos bancos, sem necessidade de interação com atendentes das instituições. Ferramenta não poderá ser usada para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro de digitação de uma chave.

Desde o dia 1 de abril, comprovantes de agendamento do Pix devem conter o termo "Agendamento Pix" e um ícone de calendário. Já os comprovantes de pagamentos concluídos devem mostrar um ícone que indique a transação foi efetuada. Essa é uma obrigação para todos os bancos, e também é uma forma de combater golpes —especialmente o do falso comprovante.

No ano que vem, BC deve lançar o Pix em Garantia. É uma solução voltada para estabelecimentos comerciais e empresas, que vai permitir o barateamento do crédito ofertado, principalmente para aquelas que registram maior uso do Pix nas transações. Não haverá nenhuma mudança para a pessoa física que utiliza o Pix. A previsão é só para 2026 porque, segundo o Banco Central, o sistema demanda uma infraestrutura mais complexa.

Notícias