'Não acredito que Trump vá invadir a Groenlândia', diz Paulo Guedes

Paulo Guedes diz não acreditar que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos que tomou posse este mês, invadirá Groenlândia, parte do território da Dinamarca.
A fala aconteceu nesta quinta-feira (30) durante palestra do ex-ministro de Jair Bolsonaro durante o evento Ebulição, show de negócios com a participação de empresários com a missão de estimular o empreendedorismo.
Trump reafirmou seu interesse em adquirir a Groenlândia, enfatizando sua importância estratégica e econômica para os EUA. Essas declarações geraram tensões diplomáticas significativas, levando a União Europeia a expressar "incompreensão" e a França a considerar o envio de tropas à Groenlândia para apoiar a Dinamarca.
O que aconteceu
O avanço econômico da China e a estagnação ocidental impulsionam o conservadorismo no mundo. O crescimento chinês no comércio global e a falta de dinamismo nas economias ocidentais foi apontado por Guedes como fatores que fortalecem ideias conservadoras no mundo.
Liberais acreditam que a prosperidade vem do comércio, mas reconhecem a crescente desordem global. O ex-ministro disse que embora defendam o livre mercado, liberais, como ele se coloca, observam que a atual desordem global tem levado a uma guerra tecnológica, superando as disputas comerciais tradicionais.
A geopolítica assume protagonismo, enquanto a economia perde espaço nas decisões internacionais. Para ele, a dinâmica global atual coloca a geopolítica no centro das atenções, relegando considerações econômicas a um papel secundário nas estratégias internacionais.
A direita conquista espaço político ao compreender as novas dinâmicas mundiais. A análise de Guedes indica que partidos de direita têm obtido sucesso eleitoral por entenderem melhor o funcionamento do mundo contemporâneo.
Liberais e conservadores tendem a se unir contra a esquerda diante do cenário atual. "Diante das transformações globais, há uma tendência de união entre liberais e conservadores em oposição às propostas da esquerda", disse Guedes no evento.
Evento segue nesta tarde e será retomado na sexta-feira (31). Entre os palestrantes está Jordan Belfort, ex-corretor da bolsa nos Estados Unidos e autor do livro que deu origem ao filme "O Lobo de Wall Street".