Topo
Notícias

Abrasel: 73% dos empresários estimam aumento de vendas no 1º trimestre

Pesquisa feita pela Abrasel aponta que empresários de bares e restaurantes estão otimistas com 2025, mesmo com desafios tributários - Divulgação
Pesquisa feita pela Abrasel aponta que empresários de bares e restaurantes estão otimistas com 2025, mesmo com desafios tributários Imagem: Divulgação

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

26/12/2024 15h50

Uma pesquisa realizada pela Abraseil (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com os empresários de São Paulo aponta que 73% deles esperam aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano que vem. O setor, porém, avalia que aumento da carga tributária pode ser um desafio, e dizem que as dívidas acumuladas desde a pandemia de covid-19 ainda não foram quitadas.

O que aconteceu?

73% dos empresários de bares e restaurantes esperam aumento nas vendas no primeiro trimestre de 2025. Porém, muitos demonstram preocupação com aumento da carga tributária que é previsto para o ano que vem.

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) deve subir para 12% em SP. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou um decreto que elevará de 3,2% a 12% o imposto aplicado sobre o setor de alimentação. A medida passa a vigorar em 1º de janeiro, encerrando o regime especial tributário para a área.

Inflação é considerada "desafiadora" pelos entrevistados. Pelo menos 60% dos empresários disseram que reajustes foram feitos abaixo ou no nível da inflação, enquanto 32% disseram não conseguir ajustar os preços dos cardápios nos últimos 12 meses. Isso pode afetar o faturamento do período de fim de ano, geralmente considerada a melhor época do ano para o setor.

Endividamento após pandemia de covid-19 ainda é problema para muitos donos de bares e restaurantes. Conforme a Abrasel, 39% dos entrevistados ainda estão com débitos importantes, como impostos federais (71% do total), empréstimos bancários (35%), encargos trabalhistas e previdenciários (28%) e aluguel (19%).

Notícias