Topo
Notícias

Não é ministro de Lula homem que propõe substituir Bíblia; é esquete

30.jan.2025 - Vídeo é recorte de esquete humorístico do Porta dos Fundos - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
30.jan.2025 - Vídeo é recorte de esquete humorístico do Porta dos Fundos Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
do UOL

Do UOL, no Rio

30/01/2025 16h42

Não é um ministro do governo Lula (PT) o homem que aparece em um vídeo dizendo para "abraçar o capeta" e que pretende substituir a Bíblia pela Constituição. Trata-se do ator Luis Lobianco em um esquete humorístico de 2022 do canal Porta dos Fundos.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

Publicidade

O que diz o post

Um homem introduz o vídeo dizendo: "Isso aqui já é passar do limite. Veja isso aqui". Em seguida, é exibido o trecho de um vídeo do Porta dos Fundos.

O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda sobreposta: "As mensagens satânicas não são mais ocultas. Está aí estampada pra quem quiser ver. Vigiai e orai o noivo vem com esplendor e grande glória. Olha o ministro de Lula".

Por que é falso

É possível identificar os atores Fabio Porchat e Luis Lobianco no vídeo. Nenhum dos dois é ministro do governo Lula (PT) (aqui).

O vídeo usado no post desinformativo é o esquete "Aliança com o Demo". O conteúdo foi publicado no dia 15 de setembro de 2022 no Youtube da Porta dos Fundos, que é uma produtora de conteúdo humorístico (aqui). O vídeo simula uma entrevista com um candidato à eleição que fez um "pacto com o demônio". Confira abaixo a íntegra:

Postagem desinformativa já foi desmentida em 2023. Na época, o conteúdo foi desmentido por g1 (aqui), Lupa (aqui) e Boatos.org (aqui).

Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Notícias

publicidade