Incêndio em barco de imigrantes deixa 3 mortos na Itália
Pelo menos três pessoas morreram e outra está desaparecida após o incêndio em um barco de imigrantes que tentava chegar à Itália.
A embarcação carregava 21 deslocados internacionais e se incendiou durante uma operação de transferência para unidades navais da Capitania dos Portos na costa de Crotone, na região da Calábria, extremo-sul do país.
Inicialmente, as autoridades italianas falaram em quatro mortes e dois desaparecidos na tragédia, mas, cerca de três horas depois, a Prefeitura da Província de Crotone confirmou três vítimas - dois homens e uma mulher - no incêndio.
Cinco imigrantes ficaram feridos, sendo que dois foram levados para o Hospital de Catanzaro com graves queimaduras. Dois agentes da Guarda de Finanças também se feriram na explosão ocorrida após o início do incêndio. Um deles teve fratura na perna, enquanto o outro sofreu queimaduras.
Desde o início de 2020, a Itália já recebeu 17.985 deslocados internacionais via Mediterrâneo, segundo o governo.
Isso representa um crescimento de 270% em relação ao mesmo período do ano passado. Mais da metade é proveniente de dois países: Tunísia (7.581), no norte da África, e Bangladesh (2.803), na Ásia.
Ainda assim, os números estão longe do auge da crise humanitária no Mediterrâneo Central. Em 2016, pico da emergência migratória, a Itália acolheu 181,4 mil deslocados internacionais resgatados no mar.