O governo se atrapalhou nesta semana ao divulgar os participantes de um evento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com artistas sertanejos, realizado ontem (29), em Brasília. Várias duplas que não compareceram à agenda foram relacionadas pelo Planalto para o encontro com o mandatário, entre elas Bruno e Marrone, Cleber e Cauan, César Menotti e Fabiano.
Hoje, o Executivo se corrigiu e enviou à imprensa uma lista com a errata (veja ao final do texto). No total, 22 nomes foram retirados e 4, acrescentados.
A correção acontece depois de artistas começarem a reclamar e divulgar que não tinham encontrado Bolsonaro. Foi o caso do cantor Matheus, que faz dupla com Kauan, que se pronunciou por meio de suas redes sociais para afirmar que estava curtindo férias nos Estados Unidos. "Aqui nos EUA tentando tirar umas férias em paz com a família e um monte de gente mandando mensagem e propagando notícias falsas."
Apoio e cobrança
Durante o evento, Bolsonaro foi elogiado e recebeu apoio público dos sertanejos que estavam no Planalto. Por outro lado, ouviu uma cobrança pontual relacionada à legislação que permite o benefício da meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.
Em sinal de afago aos artistas, o presidente declarou estar disposto a editar decretos que favoreçam a classe, desde que não haja "óbices jurídicos e constitucionais".
Na visão dele, muitos acabaram sendo prejudicados pelo apoio à sua candidatura na eleição presidencial em 2018. "Alguns até perderam contratos com as suas respectivas empresas e foram perseguidos", disse.
"Mas isso não foi em vão. O que depender de mim exclusivamente, que são os decretos, em se apresentando a proposta, rapidamente encaminharemos ao ministro Jorge [Oliveira Francisco, da Secretaria-Geral da Presidência], também responsável pela SAG [Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais]. Não encontrando óbices jurídicos ou constitucionais, nós apresentaremos esse decreto o mais rápido possível."
Bolsonaro se comprometeu ainda a comparecer à Festa do Peão de Barretos neste ano, que ocorrerá entre os dias 20 e 30 de agosto. "Vamos dar o nosso show lá. Se expor lá."
O mandatário pediu que seja reservado um cavalo para que ele possa "dar voltas lá dentro" e brincou com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), presente na solenidade. "Cavalgo muito melhor do que ele."
Carta dos sertanejos
Uma carta elaborada em conjunto foi lida pelo locutor de rodeios Cuiabano Lima em homenagem a Bolsonaro.
Diz um dos trechos: "Os artistas sertanejos, que percorrem todos os cantos desse grandioso Brasil e vivenciam todos os dilemas e dificuldades do povo brasileiro, encontraram no Governo do Presidente Bolsonaro essa postura de um governante que trabalha em prol de seu povo, de seu país".
Quem não esteve no encontro com Bolsonaro, segundo a Presidência:
- Bruno e Marrone
- Cesar Menote e Fabiano
- Cleber e Kauan
- DiPaulo e Paulino
- Durval e Davi
- Edu Braga
- Gian e Giovani
- Hugo e Guilherme
- Hungria
- Israel Novaes
- Jefferson Moraes
- Kleu di Bah
- Matheus e Kauan
- Marcos Brasil
- Max e Luan
- Paulo Pires
- Racine e Rafael
- Samuel (Os parazinhos)
- Sampaio (de Teodoro e Sampaio)
- Tiago (Os Parazinhos)
- Zé Henrique e Gabriel
- Cristiano (de Zé Neto e Cristiano)
Quem compareceu ao evento
- Bia Ferraz
- Breno Ferreira
- Cuiabano Lima (locutor)
- Dedé Santana
- Duduca e Dalvan
- Gilberto e Gilmar
- Henrique e Juliano
- Héster e Helena
- Jads e Jadson
- João Neto e Frederico
- João Reis
- Marcus Paulo e Marcelo
- Paraná
- Rejane Carminati
- Sayonara Power Santana
- Teodoro (da dupla Teodoro e Sampaio)
- João Paulo
- EME
- Diego (da dupla Diego e Ray)
- Guilherme e Vitor