Anúncio do governo de SP convida turista a conhecer museu que está fechado
Fechado desde 2013, o Museu Paulista é um dos pontos turísticos que protagonizam a nova campanha do governo de São Paulo para incentivar o turismo no estado. A presença do local, conhecido popularmente como museu do Ipiranga, foi alvo de críticas em comentários em redes sociais.
A imagem do museu aparece por menos de um segundo no comercial, publicado nas redes sociais na semana passada e também veiculado nos intervalos da programação de emissoras de televisão.
Em nota, a secretaria de Turismo, responsável pela peça, disse que "o fato de o museu do Ipiranga passar por reforma não anula sua importância cultural tampouco omite que ele representa um patrimônio da história do país". "A imagem não mostra apenas o museu, mas todo o complexo que permanece aberto e é usado por milhares de pessoas diariamente".
Reforma
O museu do Ipiranga, inaugurado em 1895 e administrado pela USP (Universidade de São Paulo), está fechado há seis anos por causa de problemas estruturais e passará por reforma. Neste mês, será publicado um edital para a contratação de uma construtora para conduzir as obras.
A meta do governo é reinaugurar o museu em setembro de 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Quando ficar pronto, ele deverá ter dois cafés, um restaurante e novos sistemas de segurança e combate a incêndio. De acordo com a secretaria de Turismo, já foram captados pelo governo R$ 160 milhões para as obras, que estão previstas para setembro.