Ministro não falou que é mais importante combater o PT do que a fome
Circula pelas redes sociais um texto que destaca uma suposta fala de Ernesto Araújo, atual ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro (PSL).
Não é hora de combater a fome, a miséria, muito menos o analfabetismo. É hora de combater o PT e o comunismo. Vamos juntos!
Segundo o texto, o diplomata teria postado a mensagem acima em seu Twitter no dia 7 de janeiro, uma semana após assumir o Itamaraty.
FALSO: Ministro não falou que não era hora de combater a fome
A declaração é falsamente atribuída a Araújo. O Twitter que circula pelas redes sociais não é o oficial do ministro, mas uma conta satírica. Hoje, a conta se chama "Ernesto Sensato" e avisa, em seu perfil, que é uma "conta satírica".
Quando fez a publicação, no dia 7 de janeiro, no entanto, a conta ainda usava a mesma assinatura que o ministro, além da mesma foto (esta ainda é mantida), o que ajuda a causar a má interpretação. A postagem não foi apagada.
Na própria corrente, no entanto, é possível ver que o nome da conta é @ermestofaraujo, com M, enquanto a conta do ministro é @ernestofaraujo, com N. Além disso, a conta falsa usa um sinal azul para simular o símbolo de conta verificada no Twitter, presente na conta oficial do ministro.
Ao UOL, o Ministério das Relações Exteriores reforçou que a declaração não foi dada por ele e diz preferir não comentar a publicação por se tratar "claramente" de uma conta falsa. A assessoria garantiu também que quem faz as publicações do Twitter oficial do ministro é o próprio Ernesto Araújo.
Apesar de já ter dado declarações polêmicas em seu Twitter e blog pessoal, inclusive com críticas ao Partido dos Trabalhadores, o UOL não achou, de fato, nenhuma publicação que falasse que é mais importante combater o comunismo do que a miséria.