A Família Addams: por onde anda o elenco dos dois filmes dos anos 90
A Família Addams volta aos cinemas nesta quinta-feira, Halloween, em uma animação feita para agradar em cheio as crianças. Mas a versão da família monstruosa que chegou às telonas na década de 90 ainda está na cabeça de muita gente.
Sucesso como série nos anos 60, A Família Addams provocou (muitos) risos e (poucos) sustos em dois filmes, em 1991 e 1993, ambos protagonizados por atores de respeito, como Anjelica Huston e Raul Jiulia.
Agora, passados quase 30 anos, como está o elenco dos filmes?
Anjelica Huston (Mortícia)
Anjelica Huston já tinha um Oscar na estante (e outras duas indicações) quando assumiu o papel da matriarca da família Addams. E ela tinha acabado de fazer um outro filme que mistura comédia e terror: Convenção das Bruxas.
Depois, não conseguiu emplacar nenhum grande sucesso nas telonas. Mas teve papéis de destaque em séries, como a Vicki em Transparent. Recentemente pôde ser vista em John Wick 3: Parabellum.
Raul Julia (Gomez)
Gomez Addams foi o maior sucesso do ator portorriquenho, que começou a se destacar em Hollywood nos anos 80. E a carreira teve muitas ligações com o Brasil. Ele participou de O Beijo da Mulher-Aranha, de Hector Babenco, filmou aqui Luar Sobre Parador e interpretou o ativista Chico Mendes de Amazônia em Chamas.
Em 1993, no ano de lançamento de A Família Addams 2, Julia descobriu um câncer no estômago. Ele morreu em 24 de outubro de 1994, aos 54 anos. O seu último trabalho no cinema foi no terrível Street Fighter: A Última Batalha.
Christopher Lloyd (Tio Fester)
Por causa da careca e da barriga avantajada, muita gente não se deu conta na época, mas o tio Fester é interpretado por Christopher Lloyd, o eterno Doc Brown da trilogia De Volta para o Futuro.
Depois de A Família Addams 2, Lloyd se arriscou em muitos filmes, a maioria pouco recomendados, como Bebês Geniais e Piranhas 2. A melhor coisa que fez foi repetir o papel de Doc nas comemorações dos 30 anos de De Volta para o Futuro, em 2015.
Christina Ricci (Wandinha)
Ainda pré-adolescente, Christina Ricci roubou a cena como Wandinha nos filmes da família Addams. A garota que nunca sorria até hoje é o personagem mais famoso da atriz, agora com 39 anos.
Mas Christina conseguiu superar a sina de atriz infantil e teve papéis em filmes interessantes, como O Oposto do Sexo, Medo e Delírio e Monster: Desejo Assassino.
Nos últimos anos ela se dedicou mais à TV, protagonizando a série Z: O Começo de Tudo, baseada na vida de Zelda Fitzgerald.
Jimmy Workman (Feioso)
O garoto bobão filho de Gomez e Morticia foi um dos poucos papéis de Jimmy Workman no cinema. Ele ainda fez uma ponta em Melhor é Impossível, em 1997, antes de abandonar a carreira no obscuro To Kill a Mockumentary, de 2004.
Após parar de atuar, Workman não abandonou totalmente a carreira no entretenimento. Hoje ele trabalha na parte técnica em alguns filmes e programas de TV.
Christopher Hart (Coisa)
Você com certeza não vai se lembrar da cara de Hart em A Família Addams. Afinal, a única parte do ator que aparece no filme é a mão. Ele dá vida ao Coisa, a mãozinha que, com perdão do trocadilho, dá uma mãozinho pra toda a família no longa.
Essa é a especialidade de Hart: ser dublê de mãos. O ator e mágico canadense só apareceu na telona com as mãos. A última vez foi em 1999, em um episódio de Angel.
A habilidade de Hart com as mãos continuou depois disso, mas com apresentações de mágica no Canadá.
John Franklin (Primo It)
Embaixo do monte de cabelo do Primo It está John Franklin. Ele começou a carreira como uma criança aterrorizante em Colheita Maldita, de 1984. Também teve pequenas participações em outros filmes de terror, como Brinquedo Assassino e Python, a Cobra Assassina.
A última aparição no cinema em Hells Kitty, um filme sobre um gato demoníaco, de 2018.
Carel Struycken (Tropeço)
Com 2,13 m, Carel Struycken se especializou em fazer papéis em filmes de terror ou ficção científica. Depois de A Família Addams ele apareceu em projetos tão diferentes quanto Homens de Preto e Twin Peaks.
Agora, parece que ele encontrou um novo filão: filmes baseados em histórias de Stephen King. Struycken foi o Homem da Lua em Jogo Perigoso, da Netflix, e também vai estar em Doutor Sono, que estreia em novembro.